Porque mudar dói tanto?

Perguntado por: blessa . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

Rossandro explicou: “mudar também dói, mas de fato, a principal dor vem da resistência a mudança”. Temos uma tendência neurológica de adaptação assim como de mudança, porém, iniciar esta última requer mais energia: a exemplo de um carro parado que precisa da primeira marcha com maior força para sair do lugar.

Por que resistimos às mudanças
É difícil a gente mudar porque, organicamente, não estamos preparados para mudanças, e sim para economizar energia. Então, cada vez que o nosso cérebro precisa processar uma mudança de hábito, ele vai ter que fazer várias novas conexões.

As pessoas têm medo da mudança por uma simples questão; a mudança é uma incógnita, ou seja, é algo desconhecido. Com toda certeza, por ser algo que pode acontecer, a pessoa ainda não viveu o que está por vir, por isso, a dúvida, a insegurança e o medo são sentimentos frequentes quando se fala em mudança.

Perfil do resistente. Os quatro perfis dos resistentes, acima de tudo, são pessoas que têm dificuldades para fazer ou aceitar mudanças: Os inflexíveis. Os ingênuos.

Como superar a Resistência à Mudança

  • 1 - Esqueça eficiência.
  • 2 - Foque em ouvir.
  • 3 - Esteja aberto a mudanças.
  • 4 - Tenha várias conversas.
  • 1 - Tenha sempre um objetivo claro para a mudança. Nunca faça mudanças pelo amor à mudança.
  • 2 - Esteja atento a todas as oportunidades.

“Toda mudança gera desconforto. Todo desconforto gera apreensão. Toda apreensão gera insegurança. Toda insegurança gera desmotivação, que gera descontentamento, que pode gerar perda...”

A mudança fica mais fácil quando está ancorada em um ambiente adequado. Isso significa ter espaços físicos, sistemas, tecnologias, políticas, processos e ferramentas que ajudem as pessoas a mudar e a manter os novos hábitos e comportamentos.

O cérebro reage com dificuldade à mudanças, pois consumimos mais energia ao recrutar mais redes neurais para processar informações novas. Apesar da resistência, estimular o cérebro com informações novas é importante para o nosso processo cognitivo.

Para enfrentar mudanças sem deixar que o medo pelo desconhecido ou pelo risco nos afete, confira algumas dicas do passo a passo no combate ao sentimento!

  1. Entender seus medos. ...
  2. Pensar de forma racional. ...
  3. Mudar seu comportamento. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Recuperar a fé em si mesmo.

O que fazer quando mudar é difícil? Siga esses três passos:

  1. Direcionar: Tornar claro o que precisa mudar e qual o resultado esperado.
  2. Motivação: Estar motivado emocionalmente para fazer a mudança acontecer.
  3. Moldar o caminho: Realizar pequenas alterações no ambiente ou nas situações.

O que é e como sair da zona de conforto
É a expressão que remete ao lugar “mental” onde permanecemos, resistindo a mudanças e a desafios. Ou seja, é tudo aquilo que estamos acostumados a fazer, pensar ou sentir, é o habitual, o conhecido para nós mesmos e que não causa nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco.

7 dicas para perder o medo das mudanças

  1. 1 – Não negue o seu medo. ...
  2. 2 – Fale sobre o que te incomoda. ...
  3. 3 – Tenha clareza do seu objetivo. ...
  4. 4 – Estude suas ações. ...
  5. 5 – Busque a opinião de pessoas experientes. ...
  6. 6 – Mude de foco, se for preciso. ...
  7. 7 – Tenha um hobbie.

“Normalmente vemos a necessidade de mudar quando o limite emocional chega ao extremo do esgotamento e percebemos tudo ao redor, inclusive, as nossas capacidades como negativas ou só enxergarmos barreiras e dúvidas, com o passar do tempo nos estranhamos com nós mesmos e o conflito se faz.

Em Marcos 7:20,21, lemos o seguinte: “[…] O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos […]”. Portanto, as atitudes que geram mudanças verdadeiras e perenes devem provir do coração.

A necessidade de mudanças
Mudar é movimento. E as nossas vidas precisam de movimentação para se tornarem interessantes e promoverem o bem-estar. Qualquer processo de mudança, no entanto, exige esforço. É necessário se adaptar à nova realidade e desenvolver hábitos e habilidades correspondentes a ela.

Ou seja, as pessoas podem estar sempre em processo de amadurecimento e crescimento, as mudanças fazem parte da vida. É possível que algumas pessoas mudem por causa do casamento ou por causa do cônjuge. Isto é natural, qualquer acréscimo em nossa vida pode provocar mudanças.

Já as mudanças negativas, desconfortáveis, infelizmente inevitáveis, causam problemas, conflitos, trazem com elas grandes dificuldades de serem aceitas. Importante notar que todas essas mudanças, transformações que vão abrindo os rumos e trilhas da nossa vida, são importantes.

A resistência a mudanças começa a diminuir quando as pessoas têm informações sobre a nova realidade da empresa. Por isso, esse também é o momento de convencer o seu time de que as modificações propostas serão determinantes para que todos alcancem seus objetivos.