Porque minhas axilas fedem mesmo com desodorante?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Qual o melhor remédio para tirar mau cheiro das axilas? Clindamicina 1% ou eritromicina 2%, sob manipulação em creme, loção ou gel, aplicar duas vezes ao dia, até melhora do odor.

Um exemplo de produto antiperspirante de qualidade e eficiente hoje no mercado é o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas. Ele é capaz de tratar os dois problemas, a transpiração excessiva e o mau cheiro produzido pelo suor da região.

Separamos alguns produtos que podem te ajudar, e 3 dicas de cuidados para serem incluídas na sua rotina de cuidados com o corpo e pele.

  • 1 - Desodorante La Roche-Posay Deo, R$75,90. 2 - Perspirex Strong Roll On, R$109,00. ...
  • 1 - Aposte em desodorantes hidrantes. ...
  • 2 - Hidratação pós banho. ...
  • 3 - Esfoliação.

Desta maneira, o odor corporal ocorre porque as bactérias se alimentam do suor e o metabolizam, produzindo subprodutos que têm um cheiro forte muito característico, como vinagre, queijo ou cebola. Portanto, o mau odor corporal é causado pelas excreções das bactérias que se alimentam do suor.

Essas bactérias que causam mau cheiro no “suvaco” podem vir de roupas e até mesmo de pessoas próximas a você que provavelmente tenham esse problema! Receita caseira para eliminar o mau cheiro nas axilas Antes do banho, passe metade de um limão nas axilas.

Além de procurar ajuda médica, você pode manter alguns cuidados básicos em casa, por conta própria. O primeiro deles é manter as axilas secas e limpas, utilizando sabonetes antibacterianos e desodorante para bromidrose axilar que seja antitranspirante para preservar a região longe da umidade por mais tempo.

Mas de acordo com as reações vistas, o vinagre não é eficaz para eliminar, por exemplo, o odor do suor (bromidrose), pois, conforme dito, esse cheiro desagradável deve-se a ácidos carboxílicos.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

O sintoma característico da bromidrose é o mau cheiro que o suor infectado por micro-organismos provoca nas axilas e nos pés. Nos pés, quando a sudorese é abundante, além do odor desagradável, podem surgir sinais de maceração e descamação da pele.

Banho de chá e gengibre, uso de bicarbonato de sódio e até secador de cabelo são alguns dos tratamentos que ajudam na eliminação do odor.

Higienize as axilas com uma esponja. Passe o sabonete na esponja e espalhe bem, com movimentos suaves, no local.

O sabonete antisséptico com glicerina é a opção mais indicada para acabar com o mau cheiro das axilas. Você pode utilizar sabonetes antibacterianos durante o banho para eliminar microrganismos presentes na área das axilas.

Cheiro forte de cecê

  1. Misture um pouco de vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio até formar uma pastinha bem densa;
  2. Esfregue bem sobre a área com mau odor, como a região das axilas;
  3. Enxágue bem;
  4. Leve para lavar normalmente.

O mau odor crônico nas axilas, ao contrário do que muitos imaginam, pode ser um problema causado por bactérias e não por falta de higiene. Porém, o bicarbonato de sódio pode contribuir também para a resolução deste problema.

No uso externo você pode inclusive preparar fórmulas com farelo de aveia ou fubá, para tratar manchas, pele oleosa e até para eliminar o de mau cheiro nas axilas, o famoso "cecê". Neste caso terás que passar o suco do limão no local, diariamente à noite (por 30 ou mais dias).

Por exemplo, se utilizarmos o leite de magnésia, que é a base hidróxido de magnésio, estaremos tornando o meio básico, o que irá provocar a morte das bactérias e, consequentemente, elas não irão decompor as substâncias orgânicas eliminadas no suor.

Além disso, o enxofre ajuda a combater maus odores, mantendo o corpo livre de suor e das bactérias que causam o mau cheiro. Feito com base 100% vegetal, é ideal para ser utilizado nos pés e nas axilas. Tudo isso para uma limpeza profunda e eficiente.

Para ajudar nessa missão, você pode contar com um aliado muito importante, o sabão OMO Proteção Antiodor. O produto contém muito mais perfume e tecnologia Total Block, que elimina o mau odor causado pelo suor, além de blindar o tecido de cheiros fortes que insistem em não sair.

O Sabonete Tchau mau cheiro Biostévi possui uma fórmula elaborada com ativos específicos, que age na regulação da transpiração e do mau cheiro, além de limpar a pele e prevenir o odor da transpiração, sem afetar a flora da pele.