Porque minha unha nasce rachada?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Pode ser um processo natural de envelhecimento e é comum em pessoas idosas, mas também pode ocorrer por doenças de pele que deixam as unhas mais secas como psoríase, líquen plano, dermatite atópica, alopecia areata ou lúpus.

A lâmina ungueal necessita de cinco a seis meses para se regenerar após sofrer um trauma. Neste período, é aconselhado evitar novos traumas, ambientes úmidos e o uso de substâncias químicas.

Unhas amareladas
Em casos mais graves, indica ainda condições como psoríase, HIV e doença renal. Tabagistas também podem ter o tom da unha modificado, devido ao contato direto com o cigarro. O mais comum é isso ocorrer nas unhas dos dedos polegar e indicador.

Vitamina B8
Também conhecida como biotina, a B8 é sua principal aliada quando você quer unhas mais fortes. Ela ajuda no fortalecimento da imunidade do corpo e renova as células da pele, assim como cabelo e unhas.

Quando as unhas mostram sinais de fragilidade isso pode sim significar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7), que é o nutriente mais associado ao tratamento da síndrome das unhas frágeis.

Principais causas das unhas descamando
O que acontece é que faltam vitaminas D, B e/ou A. Com isso, o corpo fica escasso de substâncias para a produção da queratina, que é o principal componente da unha, explica a dermatologista.

Aumentar o consumo de alguns alimentos como gelatina, leite, ovo, vegetais folhosos escuros como a couve, gérmen de trigo, espinafres, abacate, batata-doce ou fígado, pode ajudar a fortalecer as suas unhas, deixando-as mais fortes, bonitas e menos quebradiças, uma vez que são alimentos ricos em Vitamina A, ácido ...

“Os mais comuns são a deficiência de vitaminas gerada por má alimentação, algumas doenças crônicas, como diabetes, alterações na tireoide e anemia, e ações do dia a dia que contribuem para o enfraquecimento das unhas.”

Ter as unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema bastante incômodo e que pode ter diversas causas importantes, como anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

"Os sulcos horizontais, ou linhas de Beau, podem ser o resultado de um estressor fisiológico ou algo sistêmico como diabetes, anormalidades da tireoide ou doença renal", diz, acrescentando que às vezes traumas físicos como bater a mão ou dedos contra algo, assim como a falta de nutrientes devido a um distúrbio ...

Assim, para deixar as suas unhas mais fortes e bonitas existem algumas dicas que pode seguir como:

  1. Usar creme hidratante. ...
  2. Usar base fortalecedora de unha. ...
  3. Usar apenas removedor de esmalte sem acetona. ...
  4. Proteger as mãos com luvas. ...
  5. Ter uma alimentação equilibrada.

6 tratamentos caseiros para fortalecer as unhas

  1. 1 – Tratamento com azeite de oliva. ...
  2. 2 – Tratamento com creme caseiro. ...
  3. 3 – Tratamento com cravo e azeite de oliva. ...
  4. 4 – Tratamento com amêndoas, jojoba, vitamina E e damasco. ...
  5. 5 – Tratamento com ovo, óleo de amêndoas e papaia. ...
  6. 6 – Tratamento com laranja ou limão.

Use a babosa para ajudar a endurecer suas unhas
Para o tratamento, você vai precisar de uma colher do gel que fica dentro da folha e três gotas de azeite de oliva. Misture bem os dois ingredientes, molhe bem um algodão e passe por todas as unhas. Deixe que o líquido seja absorvido e pronto.

Já no caso de anemia, as unhas ficam quebradiças e com deformidades (o formato de colher é um deles). Na anemia ferropriva, a falta de algumas vitaminas também altera a tonalidade das unhas, deixando-as com manchas esbranquiçadas, prejudicando seu fortalecimento.

O hábito pode provocar gastrite e inflamação no estômago a longo prazo. "É preciso tratar o vício e compreender o que levou a pessoa a roer as unhas. Do contrário, ela pode até parar de roer, mas vai transferir a ansiedade para outro vício, como mascar chicletes, por exemplo", explica Emily.

Ainda segundo a especialista, a hidratação das unhas pode ser feita com hidratantes para as mãos, mas também com hidratantes específicos para unhas e óleos vegetais. É recomendado massagear bem esses ativos nas unhas, de uma a duas vezes por dia.

De acordo com a especialista, alimentos ricos em proteínas são boas opções para ajudar o corpo na formação da queratina. Como exemplos, são citados leite e seus produtos derivados, além de ovos, peixes e outros tipos de carnes. Já as fontes de biotina incluem feijão, nozes, cereais integrais, cogumelos e couve-flor.

Vitamina B7

Os suplementos que possuem Vitamina B7 (a Biotina) promovem o crescimento das unhas. Essa vitamina está diretamente relacionada à produção de queratina (nutriente que ajuda a fortalecer as unhas).