Porque minha ráfia está secando as folhas?

Perguntado por: rnogueira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Verifique se não está ocorrendo acumulo de água, o que pode fazer com que apodreça as mesmas. O excesso de água é mais prejudicial do que a falta por períodos curtos para qualquer tipo de planta, no seu caso realize regas no máximo três vezes por semana ou quando o solo estiver seco.

Regue a palmeira raphis de uma a duas vezes por semana. Observe se o substrato está úmido e o mantenha sempre assim, mas evite encharcamentos.

Como cuidar da ráfia
Em interiores, deve ficar em espaços bem iluminados. Rega: regue ao menos uma vez por semana e, caso necessário, aumente a frequência nos meses mais quentes do ano. É uma planta que adora receber água borrifada em suas folhas.

Sua rega deve ser moderada e a regra de manter o solo sempre úmido não vale para a ráfia. Essa plantinha pode ficar com o solo um pouco mais seco. No entanto, apesar de mais seco, o solo deve ser fértil.

Primeiramente, jamais corte as pontas queimadas de uma palmeira raphis! Ao se assustar com o aspecto seco das folhas da palmeira, muitas pessoas acabam comentendo este grande erro, pensando ser uma boa solução de cuidados dessa planta.

Quando fertilizamos nossas plantas, caso ocorram excessos, as folhas começam a queimar nas pontas, secar e posteriormente cair. Em casos assim, o melhor a se fazer é diminuir a frequência de adubações e/ou diminuir a dosagem do adubo na próxima vez que for aplicar.

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Regue o suficiente para deixar a terra úmida. Pulverize as folhas com água. Verifique o local que a planta está e se esse não é o motivo pelo qual ela ficou com as folhas secas. Caso ela tenha ficado tempo demais exposta ao sol e calor, é bom deixá-la na sombra por algum tempo até que ela se recupere.

“Ela pode ser cultivada na sala, nos quartos, no jardim de inverno e é uma ótima opção para escritórios e consultórios com ar-condicionado. Além disso, a palmeira-ráfia também pode ser cultivada em locais de sombra e meia-sombra”, salienta a especialista.

Outro cuidado importante são as podas, no entanto, não há uma regra de como podar a Palmeira Ráfia. O mais indicado é podar a planta sempre que achar necessário para conter seu crescimento. Também corte as folhas escuras, manchadas ou queimadas para garantir a saúde e a beleza da Palmeira.

Primeiramente você precisa escolher um vaso de tamanho adequado para a planta, considerando que a muda irá crescer em breve. Forre o fundo do vaso com pedriscos e areia para garantir a drenagem da água. Em seguida, acrescente um composto de terra e substrato orgânico com adubo NPK. Faça um buraco e plante a muda.

5 sintomas de que suas plantas estão morrendo

  1. Apodrecimento de folhas e raízes. ...
  2. Planta pálida e murcha. ...
  3. Folhas com as pontas necrosadas. ...
  4. Surgimento de excrementos. ...
  5. Crescimento estacionado e folhas deformadas.

Este é um sinal de que é preciso regar com maior frequência e regularidade. Mas se esta for a razão do amarelamento, dificilmente a planta conseguirá se recuperar. Cada espécie tem sua particularidade em relação a quantidade necessária de luz solar para sobreviver. Uma boa dica é experimentar mudar o vaso de lugar.

Segundo o Instituto Biológico de São Paulo, entre as formas de controle, estão o uso de adubação equilibrada, quebra-ventos, irrigação localizada e maior espaçamento entre as mudas, para que haja maior aeração. Como o fungo sobrevive em restos culturais, a recomendação é de retirada e queima das folhas doentes.

Palmeira imperial

Palmeira imperial
O solo dessa planta deve ser fértil e rico em matéria orgânica. Até a fase adulta, as regas devem ser diárias. Além disso, a palmeira imperial gosta de sol pleno. Ela costuma crescer muito e precisa ser cultivada onde possa crescer livremente.

É muito importante que você realize regas a cada quinze dias, pelo menos. Sendo plantas tropicais, elas precisam de um solo apenas umedecido. Então, tente não encharcar demais a terra onde vai plantar a palmeira. Se notar que as folhas estão ficando amareladas, diminua a quantidade de água.