Porque minha Ora-pro-nóbis não dá flor?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

A minha ora pro nobis não dá muitas floradas porque está em um canteiro,na frente ao leste,tem 3 árvores, ao oeste tem a casa,então, tem poucas horas de sol para fotossíntese.

Quando a planta é muito jovem, ela dificilmente vai florescer. O motivo é simples: ela ainda não passou por todas as etapas de desenvolvimento e crescimento, portanto, não tem estrutura adequada para suportar o florescimento.

janeiro

Com pétalas brancas com miolo alaranjado ou em tom de rosa, a floração da ora-pro-nóbis acontece a partir de janeiro, no verão, até o outono e é bastante atraente aos insetos, em especial às abelhas. Assim como as folhas, as flores da planta também são comestíveis.

Floração: ocorre, geralmente, entre janeiro a abril e apresenta flores pequenas e perfumadas de coloração branca. Colheita: a partir de três meses após o plantio. Use luvas ao manusear a ora-pro-nóbis para evitar acidentes com os espinhos!

As folhas dessa planta, que medem cerca de 7 centímetros e são suculentas, são a parte mais consumida da planta — embora as flores, os brotos e os frutos também sirvam. Contudo, sendo uma cactácea, a ora-pro-nóbis também tem espinhos, demandando cuidado na manipulação.

A floração da ora-pro-nóbis é rara, ocorre uma vez por ano e não dura do amanhecer ao anoitecer.

- Faça manutenção a cada dois meses e execute podas dos ramos a cada 75 a 90 dias na estação chuvosa e a cada 90 a 100 dias na estação seca, quando a planta deve ser irrigada.

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

Quais são os tipos de adubo para cada finalidade? Para estimular a floração, o engenheiro agrônomo Marcello Manzano Santero, da Dimy Produtos para Jardinagem, sugere o uso do adubo mineral NPK 4 14 8, que é uma boa fonte de fósforo e potássio.

A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

Planta. - Por que a planta não responde? - Porque ela é mudinha.

Fatores de indução da floração
Entre os fatores endógenos pode-se citar o estado nutricional, teores hormonais e ciclos circadianos e entre os fatores exógenos, ou seja, externos, pode-se destacar o fotoperíodo, a irradiância, a temperatura e a disponibilidade de água.

Florescer envolve atingir um estágio de bom funcionamento, viver uma vida boa e significativa. É uma capacidade de todo ser humano. Martin Seligman trouxe o conceito de florescimento humano para a Psicologia propondo que esse deve ser o principal objetivo da Psicologia: florescer pessoas, instituições e comunidades.

"ora-pro-nobis-flor-rosa-nao-e-comestivel"

Nos primeiros 30 dias de cultivo, a rega deve ser diária, mas, sem exagerar na quantidade de água. Assim, após a muda se firmar, faça a irrigação de dois em dois dias nas épocas mais frias, e de 3 em 3 durante o verão.

As folhas da ora-pro-nóbis, que podem ser consumidas cruas ou cozidas, possuem alto teor de fibras.

Benefícios da ora-pro-nóbis:
O chá tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite. A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas. Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol).

Suas folhas são ricas em mucilagem, o que contribui para o bom funcionamento do intestino. As folhas e flores são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muita gente prefere consumir as folhas cruas em saladas, acompanhando o prato principal.

Existem duas variedades cultivadas de ora pro nobis, uma de flores brancas e outra de flores rosas. Variedades cultivadas são chamadas pelos botânicos de cultivar.