Porque minha oliveira não dá frutos?

Perguntado por: dcaetano . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

As vezes as oliveiras são utilizadas apenas de forma ornamental. Nesses casos, normalmente, não é desejada a produção dos frutos, pois esses ao caírem podem manchar calçadas, carros e ficar acumulando material em decomposição no solo.

O mais recomendado é consultar um técnico para avaliação do crescimento vegetativo e das condições de desenvolvimento das plantas no local. Assim, o profissional contará com mais informações e elementos para indicar as medidas que deverão ser adotadas para frutificação das espécies.

Pós-plantio
Além disso, coloque também 30 gramas de cloreto de potássio; 2 – Passados mais 30 dias, repita a aplicação de 30 gramas de uréia e 30 gramas de cloreto de potássio; 3 – Quando sua árvore já estiver com um ano, comece a adubar duas vezes por ano: entre setembro e outubro e entre janeiro e fevereiro.

Nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e boro (B) são geralmente os nutrientes mais importantes na nutrição mineral de pomares de oliva.

A floração da oliveira ocorre na primavera (em ramos do ano anterior), quando as temperaturas alcançam cerca de 15°C, entre os meses de setembro a dezembro (Hemisfério Sul).

cinco anos

Em média, as azeitonas ficam prontas para a colheita em três a cinco anos.

Ciclo biológico: Ao 4/5º ano já produzem e podem manter-se em produção até aos 400-500 anos, mas depois dos 100 anos a produção começa a declinar. Existem árvores monumentais com mais de 1000 anos.

O fósforo é o responsável por estimular o crescimento de flores e frutas, enquanto o potássio é fundamental para dar qualidade ao fruto, já que tem influência sobre o tamanho, a cor, o sabor e outros aspectos importantes.

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.

Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, gerar ou produzir bons frutos é nossa obrigação como Cristãos.

Recomendações que o ajudarão:
Durante os primeiros 3 anos só podamos os rebentos e rebentos que saem abaixo da altura da ramificação. Durante os próximos 2 ou 3 anos , podar os ramos para que não tenhamos mais de 3 ramos principais. Se possível 2 e comece de um ponto diferente. Em 6 anos a oliveira estará formada.

O pólen da oliveira é transferido principalmente pelo vento. Os resultados das pesquisas recomendam que os produtores plantem pelo menos três variedades nas proximidades nas suas fazendas para promover uma polinização cruzada, que descobriu-se que aumenta o rendimento em pelo menos 10%.

Os solos perfeitos para esse tipo de planta são os pedregosos (especialmente aqueles com muito cascalho). Dica sobre o pH: O solo ideal para plantar uma oliveira deve ter um pH acima de 5,5, mas quanto mais próximo de 6,5, melhor para as suas oliveiras.

A Oliveira é uma planta de clima temperado quente, que necessita de baixas temperaturas no período que antecede a floração. As temperaturas de inverno devem ser em média entre 8 e 10ºC sendo a média anual oscilando entre 17 e 22o C.

As Oliveiras perdem suas folhas no inverno? Não, as oliveiras estão sempre verdes e elas não perdem suas folhas no inverno. No entanto, todas as árvores verdes constantemente renovam suas folhas, ou seja, elas gradualmente removem todas as suas folhas e produzem novas ao longo de um período de 6-14 meses.

O extrato, o chá e o pó da folha de oliveira são utilizados em vários países devido ao potencial de seus compostos bioativos, que podem ter efeitos antioxidantes, anti-hipertensivos, propriedades anti-inflamatórias, hipoglicêmicas e hipocolesterolêmicas.

Rega: A oliveira é muito sensível a água em excesso na zona das raízes, tal como a maioria das plantas do Mediterrâneo. Assim, só deve manter a terra destas plantas ligeiramente húmida. Recomendamos ainda o uso de um substrato arenoso especial para flores bem como um vaso com boas capacidades de drenagem.

Outro aspecto marcante das oliveiras é a sua longevidade. Em Israel, algumas árvores chegam a ter 2500 anos de idade ou mais. Em Portugal, na região de Santa Iria de Azóia, há uma oliveira com 2850 anos.