Porque minha lágrima-de-cristo não floresce?

Perguntado por: nbrito2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

A lágrima-de-cristo precisa de muita luz solar para que ela se desenvolva bem e apresente flores saudáveis. Ela pode florescer mais em locais com luz difusa, mas a planta fica muito mais bonita e viçosa se estiver em contato com luz direta.

A adubação é importante para garantir o crescimento e a floração da lágrima-de-cristo. Segundo Sampaio, “ela pode receber um adubo de qualidade a cada 3 a 4 meses”. É possível adubá-la com adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, ou adubos industrializados, como o NPK-10-10-10.

O lágrima-de-cristo deve ser podado no final do inverno e antes da nova temporada. Isso ajudará a equilibrar os galhos da planta e manter a forma redonda das variedades espessas. A poda garantirá que as flores da estação seguinte cresçam nas hastes existentes. Galhos mortos ou moribundos também devem ser removidos.

Lembre-se de nunca deixar o solo encharcado, pois isso pode resultar no apodrecimento das raízes. Nos meses de verão, os dias se tornam mais quentes, por isso é recomendado regar a planta lágrima-de-cristo com mais frequência.

Você sabia que essa linda trepadeira pode ser plantada. em vaso? Gosta de terra orgânica, de ótima insolação, regas.

Érica Calvet afirma que mundialmente é possível encontrar até 150 variedades da planta na família Clerodendrum. Existem dois tipos de lágrima-de-Cristo de fácil acesso. São elas: as variações com flores de brácteas brancas e vermelhas.

No caso da lágrima-de-cristo em questão, é vermelha e branca, e floresce na primavera e no verão (e costuma atrair mamangavas, aves e pássaros). Essa trepadeira chega a medir quatro metros de altura e se apresenta em cachos. Pode ainda ser mantida como um arbusto se podada regularmente.

A lágrima de cristo é uma trepadeira semi-lenhosa do tipo cipó, com caules quadrangulares verde-escuros e flexíveis que se enrolam em suportes e outras plantas próximas. Suas flores são vermelhas tubulares e com estames longos, protegidas por um cálice, formando um pequeno balão.

A Lágrima de Cristo é muito mais do que apenas uma flor de beleza extraordinária. Com suas pétalas brancas e lágrimas vermelhas, ela é um símbolo de paixão e emoção, uma representação das lágrimas derramadas em momentos profundos de tristeza ou alegria intensa.

Deve ser regada regularmente, especialmente no verão. Recomendamos fazer pulverização sobre as folhas para hidratação extra. Durante o inverno, a rega deve ser reduzida; Seu cultivo pode ser feito em regiões com clima ameno e tropical, mas atenção a geadas e frios intensos: a lágrimas-de-bebê é muito sensível.

Conta-de-lágrima, lágrima-de-nossa-senhora (sementes) Distribuição geográfica: Nativa da Ásia mas distribuída em todo o mundo. Usos tradicionais: diurético, reumatismo, edemas, dores articulares.

Antes de podar uma planta é preciso analisar todos os fatores externos que cercam à arvore, como a iluminação disponível, a presença de nutrientes no solo e até mesmo o tipo de adubação. Com a poda é possível corrigir esses fatores e fazer com que a planta receba mais nutrientes, apenas reorientando seu crescimento.

Conforme a equipe técnica da Secretaria, o melhor período para podar as árvores, é quando as mesmas estão em repouso vegetativo, que é entre maio e setembro de cada ano, evitando maior stress dos exemplares.

A poda deve ser feita no período de dormência da planta, final do inverno ou início da primavera.

A Lágrima de Cristo – Clerodendrum thomsonae é uma trepadeira volúvel, pertence à Família Lamiaceae, nativada da África Ocidental, perene, semilenhosa, de até 3 metros de altura e muito ornamental.

A planta coroa de cristo
A coroa-de-cristo é um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura. Os ramos são suculentos e possuem muitos espinhos afiados de até 3 centímetros de comprimento. Quando cortada ou ferida, a planta segrega um látex leitoso tóxico irritante.

Clerodendrum thomsoniae

A Lágrima de Cristo, cujo nome científico é Clerodendrum thomsoniae, é uma espécie ornamental nativa da África Ocidental. Esta planta trepadeira é cultivada em várias partes do mundo, incluindo América do Sul, Ásia e América Central, devido às suas flores vistosas em forma de coração, brancas e vermelhas.

Solo. Plante em um solo rico e bem drenado no jardim ou em uma mistura para plantio em vasos, como uma mistura úmida de substrato e turfa. O solo do jardim deve ser igualmente rico e bem drenado.