Porque minha diarreia não passa?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

A diarreia crônica pode acontecer em pessoas com redução dos sais biliares ou má digestão da gordura. É o caso de quem sofre com cirrose ou pancreatite, por exemplo. Na pancreatite, especificamente, além de amolecidas, as fezes são volumosas e apresentam forte odor.

A diarreia persistente pode ter inúmeras causas. As mais comuns são as intolerâncias alimentares, o uso prolongado de certos tipos de medicamentos e a ocorrência de infecções por bactérias ou vírus. Entretanto, essa condição também pode estar relacionada a algumas alterações intestinais.

A diarreia é uma condição comum, caracterizada por fezes soltas, aguadas ou uma necessidade frequente de defecar. Geralmente, dura alguns dias e desaparece sem qualquer tratamento. Uma diarreia cuja duração seja superior a 4 / 5 dias pode ser sintoma de um problema mais grave e deve ser investigada.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  • Tiorfan;
  • Avide;
  • Magnostase;
  • Passifuril;
  • Imosec.

Não deixe de buscar orientação médica.

  1. Hidratação. A hidratação é o remédio para diarreia mais importante de todos; pois a desidratação causada pela diarreia pode ser fatal, principalmente em crianças e idosos. ...
  2. Probióticos. ...
  3. Alimentos para ingerir. ...
  4. Alimentos para evitar. ...
  5. Gengibre. ...
  6. Chá de pitanga.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

A diarreia crônica persiste por mais de quatro semanas e pode indicar desde síndrome do intestino irritável até condições mais graves, como doença de Crohn, retocolite ulcerativa e câncer. Este tipo de diarreia é causado principalmente por doenças infecciosas, inflamatórias e disabsortivas.

Quando consultar um médico
Se os únicos sinais de alerta forem perda de peso ou diarreia crônica ou noturna, as pessoas devem consultar um médico em até aproximadamente uma semana. As pessoas sem sinais de alerta devem ligar para o médico se a diarreia durar mais de 72 horas.

Tipos de diarreia

  • Diarreia aguda: 14 dias ou menos de duração.
  • Diarreia persistente: entre 14 e 30 dias de duração.
  • Diarreia crônica: mais de 30 dias de duração.

A diarreia aguda geralmente é de causa infecciosa (gastroenterite aguda), sendo de maior risco de causar a desidratação, situação perigosa, que sempre exige atendimento de emergência.

Entretanto, se houve uma mudança no tipo de fezes e você percebe um cocô fino, fezes granuladas, fezes porosas, fibrosas picotadas, achatadas, presença de alimentos nas fezes ou pedaços de folhas, e esta alteração persiste, isso ser sinal que precisa de um tratamento.

Imosec ou Floratil? O Floratil é usado para repor a flora intestinal, enquanto o Imosec é indicado para inibir o peristaltismo. Converse com seu médico para verificar qual deles é o mais indicado para o seu caso ou se podem ser usados em conjunto.

Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro. Mas em outras provoca uma piora, pois o amido acaba servindo como alimento para as bactérias que estão no intestino.

Alimentos não recomendados
Os alimentos que se devem evitar ou diminuir durante o período em que se sofre de diarreia são basicamente a fibra presente nos vegetais e as gorduras, sobretudo de origem animal. Os alimentos que não se recomendam vão voltando a poder ser consumidos à medida que for recuperando.

Recupere-se mais rápido da diarreia
E é aí que entra Floratil®, composto pelo probiótico Saccharomyces boulardii, que chega intacto ao intestino. Floratil® é 10x maior que outros probióticos, o que aumenta a proteção intestinal. Acredite, nessa hora, ser maior faz toda a diferença.

7 alimentos que prendem o intestino:

  1. Maçã A maçã, principalmente cozida e sem casca, é um dos alimentos que prendem o intestino já que essa versão apresenta uma baixa concentração de fibra.
  2. Banana. ...
  3. Farinhas brancas. ...
  4. Pão branco e torradas. ...
  5. Macarrão. ...
  6. Batata. ...
  7. Jabuticaba. ...
  8. Cenoura.

Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:

  1. Diarreia;
  2. Vômitos;
  3. Febre moderada;
  4. Dor abdominal;
  5. Mal estar geral;
  6. Cansaço;
  7. Perda de apetite;
  8. Calafrios.