Porque minha compra não foi aprovada?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O status de compra não realizada significa que a compra não foi aprovada, os motivos podem ser: mudança do perfil de compras do titular do cartão, dados preenchidos incorretamente (data de validade, código de segurança, etc), informações do titular do cartão diferente das do comprador, etc.

O cartão não autorizado pode estar fora da sua data de validade e, dessa forma, não funciona mais para realizar as compras.

Limite insuficiente: pode ser considerado o motivo mais comum durante as transações negadas. Isso acontece quando o valor da compra ultrapassa o limite disponível no cartão. Falta de pagamento: débitos em atraso no cartão geram o seu bloqueio e consequente inutilização.

O bloqueio do seu cartão por falta de pagamento é um direito do emissor, mesmo que você possua limite para outras compras. A única forma de conseguir o desbloqueio é efetuando o pagamento da fatura vencida em sua totalidade ou pelo menos no valor mínimo determinado.

Isso ocorre, geralmente, quando o banco identifica que a operação de crédito realizada está fora do seu perfil de consumo, como por exemplo uma compra com valor muito acima da média das transações anteriores com o cartão.

A aprovação do pagamento do cartão de crédito acontece logo após a finalização da compra. Em alguns casos, a instituição financeira pode levar até 2 dias úteis para confirmar a transação.

48 horas

E o banco tem mais 3 dias úteis para confirmar o pagamento. Cartão de crédito: o prazo para aprovação é de até 48 horas úteis.

A aprovação não é imediata, pois é necessário que os emissores do cartão façam uma confirmação da transação entre o estabelecimento e o cliente. Além disso, algumas instituições financeiras também são capazes de incluir uma segunda etapa de segurança que pode atrasar a confirmação em até 72h.

Nestes casos, será apresentada uma tela solicitando a confirmação da compra, através de um número PIN que será enviado para fatura do cartão de crédito informado no formulário de compra. Para identificar este código, será necessário acessar o app ou internet banking do cartão e buscar no extrato a descrição XXXXXXXXXX.

Acesse o aplicativo da instituição financeira ou do cartão e verifique se existe alguma compra com aprovação pendente. Entre em contato por telefone com o SAC do cartão para descobrir o motivo do bloqueio. Caso constate que o bloqueio aconteceu por falta de pagamento, encontre formas de regularizar a situação.

Contate o banco
A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o banco e informar que você está com dificuldades de pagamento. Esse contato pode ser feito por telefone ou pessoalmente. Muitas operadoras hoje também permitem falar pelo site ou app. Pode ser uma opção mais cômoda e simples para o usuário.

Antes de finalizar uma compra, primeiro ela é autorizada pela operadora para depois ser confirmada pelo estabelecimento e esse processo pode durar até 15 dias. Caso a fatura feche antes disso, não se preocupe. O valor não será cobrado de imediato e deverá vir apenas na próxima fatura.

Qual o limite máximo que se pode obter no cartão de crédito? A resposta padrão dos bancos é que o limite total de crédito não deve ultrapassar uma fração (geralmente 70%) da sua renda bruta. É o mais comum, mas está bem longe de ser o teto.

O parcelamento da fatura do cartão funciona como um acordo feito entre o comprador (titular) e a emissora do cartão de crédito. Por meio disso, você ganha tempo para quitar a fatura, pagando valores predefinidos mensais. Enquanto algumas instituições bancárias garantem parcelamentos em até 24 vezes, outras oferecem 12.

Você não pode passar o cartão na própria maquininha porque essa prática é proibida por lei. No Brasil, somente instituições autorizadas e participantes do sistema financeiro podem conceder crédito e financiar operações de compra e venda.

O banco ou instituição credora responsável pela aprovação do cartão de crédito verifica as informações básicas e dados financeiros do cliente. Para ser aprovado, é necessário oferecer garantias, ter um bom score, eliminar restrições e ter toda a documentação organizada.

Esse procedimento costuma ocorrer em até 24 horas, mas tem período máximo para acontecer de até 48 horas (pagamento no cartão). Se o pagamento for realizado por boleto bancário, o banco tem o prazo de até três dias úteis para confirmar.

O primeiro dos cartões de crédito aprovados na hora é o iti Visa Platinum emitido pelo Itaú, com cobertura internacional e sem anuidade. Essa é uma opção básica, que oferece um limite alto e com controle da conta totalmente digital por aplicativo.

Aprovando Pagamento: Seu pedido está aguardando aprovação do pagamento. Pedidos feitos com Cartão de Crédito podem levar até 48 horas em análise de crédito. Pedidos feitos com Boleto Bancário podem levar de 3 à 5 dias para compensação pela instituição bancária.

Como fazer compras pela internet só com o número do cartão de crédito

  1. Nome completo;
  2. CPF ou RG;
  3. E-mail;
  4. Número do cartão de crédito;
  5. Código CVV (código de segurança normalmente no verso do cartão);
  6. Mês e ano de vencimento.

Em alguns casos, uma verificação extra pode ser necessária e é por isso que a compra pode aparecer como pendente. Essa análise pode levar até 72 horas.