Porque minha bebê fica coçando a orelha?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Esse desconforto é muitas vezes causada pela otite, uma inflamação ou infecção no ouvido. A otite pode ser causada por água, que entra no ouvido do bebê, ou pela multiplicação de vírus, bactérias ou fungos dentro do ouvido médio, que, muitas vezes, vem de secreções de gripes e resfriados.

As fonoaudiólogas alertaram para o perigo do desmame precoce. Outra pesquisa, feita pelas fonoaudiólogas Luciana Marchiori e Juliana Melo, na Universidade do Norte do Paraná, também comprovou a proteção que a amamentação no peito oferece contra as infecções na orelha.

Não use cotonetes para limpar os ouvidos, pois pode empurrar a cera para o fundo do conduto auditivo e até perfurar o tímpano.

O tratamento da otite em bebês
O tratamento costuma ser feito com o uso de antibióticos, corticoides e anti-inflamatórios; é comum que o pediatra indique o uso de algumas gotinhas de analgésico prescrito para pingar dentro do ouvido do bebê.

4 maneiras de combater ou aliviar coceira em crianças

  1. Hidratação. O ideal é usar cremes espessos, sem fragrância, e aplicar pelo menos duas vezes ao dia.
  2. Bandagens. ...
  3. Manter as unhas curtas. ...
  4. Remédios, quando necessário.

A pele do bebê age da mesma forma, a única diferença é que a região é muito fina e possui uma função de barreira ainda muito fraquinha. “Por isso, a pele nos primeiros anos de vida é mais propensa ao ressecamento, irritação e coceira”, explicou.

E a coceira na gengiva é muito comum em bebês. Afinal, é a partir dos 6 meses que os dentes de leite começam a nascer. Mas o incômodo começa bem antes, lá pelos 3 meses. Essa também é a chamada fase oral, em que o bebê começa a explorar o mundo pela boca, levando objetos e a mão para a cavidade bucal.

Molhe a ponta da toalha, gaze ou algodão em água morna (sem sabão); Esprema para retirar o excesso de líquido antes de limpar o ouvido do bebê; Passe delicadamente em toda a região da orelha para retirar a sujeiras; Seque bem o local com uma toalha macia, certificando-se que não ficou úmido.

A limpeza do ouvido faz parte da higiene do bebê e deve ser feita todos os dias depois do banho. A limpeza da forma correta é capaz de manter o canal auditivo livre de excesso de cera, que pode causar infecções e até afetar a audição.

A otite pode ser causada por água, que entra no ouvido do bebê, ou pela multiplicação de vírus, bactérias ou fungos dentro do ouvido médio, que, muitas vezes, vem de secreções de gripes e resfriados. Existem também outras doenças comuns que podem gerar dores no bebê, como Caxumba, Sarampo, Pneumonia, Gripe ou Virose.

A otite é bastante comum em bebês e crianças, mas também acomete adultos. O problema apresenta alguns sintomas, como dor, liberação de secreção amarela ou esbranquiçada com mau cheiro, febre e perda auditiva. O tratamento da otite é realizado por meio da administração de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

Assim, se entrar água para o ouvido de um bebé ou de uma criança, o tímpano impede a sua passagem, pelo que não vai ter nenhuma consequência ou problema para a saúde.

O melhor tratamento para aliviar a coceira em orelhas secas é parar de remover a cera e proteger os ouvidos em ambientes agressivos (muito quente, frio, ventanias...). Também é recomendável usar alguma solução lubrificante, como óleo mineral ou óleo de bebê para aliviar o ressecamento da orelha.

Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.

Algumas formas de detectar se o que está ocorrendo com o bebê é, realmente, uma dor de cabeça, são:

  1. olhos semicerrados (apertados)
  2. músculos retraídos.
  3. choro exagerado.
  4. movimentação dos braços e das pernas.
  5. irritação sem motivo.
  6. parar de realizar as atividades que está habituado.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

Pequenas brotoejas (bolinhas vermelhas), principalmente em regiões do corpo que mais transpiram; Placas vermelhas na pele; Crostas que aparecem ao coçar os locais que estão com as bolinhas; Inchaço nas áreas avermelhadas.