Porque minha barriga não voltou ao normal depois da gravidez?

Perguntado por: rpimenta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

A impressão de manter a barriga de gestante mesmo após o parto se dá por uma movimentação e rearranjo de órgãos, explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein. Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo.

Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.

Deverá fechar de forma espontânea no máximo até 8 semanas depois do parto. Quando isso não acontece é necessário fazer tratamento.

Perder barriga depois da gravidez: mexa-se
Contudo, não há necessidade de exercícios vigorosos e nem de frequentar uma academia. Inicialmente, uma caminhada ou ginástica localizada são excelentes opções. Mas, fique atenta ao período de resguardo pós-parto antes de retomar a prática de exercícios físicos.

A diástase abdominal pode causar “barriga flácida”, especialmente durante o esforço físico. A largura da abertura pode variar e afetar a aparência da barriga, desde uma diástase discreta até um abaulamento significativo.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

COMO IDENTIFICAR
A identificação da diástase é realizada através do exame físico da paciente durante a consulta ou com a ultrassonografia de parede abdominal, que irá mensurar o quanto de abertura a musculatura possui.

Ela ajuda a colocar os órgãos em seus devidos lugares, além de auxiliar no inchaço e melhorar a silhueta. A cinta pós-parto também ajuda a mulher a realizar os movimentos do dia a dia, como dirigir, se abaixar ou tossir, com uma maior segurança.

Para combater a flacidez na barriga indica-se tomar chá verde e comer frutas vermelhas. Pois, são ricos em antioxidantes, substâncias importantes para evitar a flacidez da pele e combater o envelhecimento. Lembre-se que para se livrar dessa condição é preciso ter paciência e foco.

Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

No entanto, quando o afastamento permanece, é uma situação de diástase. Esse problema pode levar a dor abdominal, lombar, perda urinária e até o rebaixamento de órgãos como bexiga e útero.

É possível desconfiar de que está com uma diástase depois do parto ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo.

Obstipação. Perdas involuntárias de urina. Dificuldade em respirar. Dificuldade em mover-se normalmente.

Faça massagem: sei que pode parecer difícil encontrar um tempinho pra se cuidar mas fazer drenagem linfática ao menos uma vez por semana vai te ajudar na perda da barriga pós-parto. Atividades físicas: se liberados por seu médico, yoga e exercícios hipopressivos são excelentes na retomada.

A questão da flacidez pós-parto ocorre porque, durante a gestação, a barriga da futura mãe cresce, logo, a pele das regiões afetadas passam por um estiramento, que pode demorar para voltar ao normal após o nascimento do bebê.

Uma dieta equilibrada com bastante legumes, frutas, verduras, carnes magras e outros alimentos saudáveis, além de manter o peso desejado, reduz a flacidez na barriga (quando a perda de peso foi leve ou média) e também melhora a saúde em diversos aspectos.