Porque meus lábios estão queimando?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Lábios ressecados, rachados e ardendo ocorrem com frequência durante as quedas de temperatura, principalmente no inverno. Especialistas indicam que o problema acontece porque a região labial é sensível, e não conta com glândulas sebáceas capazes de lubrificar e ajudar na sua proteção contra agentes externos.

Causas. Muitas doenças e condições clínicas estão associadas à síndrome da boca ardente. De fato, diabetes, doença do refluxo gastroesofágico e menopausa estão associados a essa condição.

5-Água: Para hidratar os lábios ressecados, recomenda-se tomar bastante água. Misture uma colher (chá) de pasta de mel a uma colher (chá) de vaselina e aplique nos lábios. Deixe agir por 15 minutos e após esse período, remova com um chumaço de algodão embebido em água morna.

A dor é do tipo queimação, de intensidade moderada a severa, podendo persistir por anos, acometendo principalmente as bordas laterais e ponta da língua. Pode haver também sensação dolorosa em gengivas, lábios e mucosa jugal, sem alterações visíveis ao exame oral e faríngeo.

A Síndrome da Boca Ardente não pode ser curada definitivamente mas tem tratamento! O tratamento visa a redução e intensidade dos sintomas e da ansiedade que esta síndrome causa por dor crónica. Estão descritos alguns casos de cura clínica, em média 7 anos após o diagnóstico.

O estresse, os intervalos longos entre uma refeição e outra, comuns no dia a dia corrido, e a ingestão de alimentos gordurosos, muito ácidos ou exageradamente temperados são as principais causas do desconforto.

Para o tratamento, é necessário o acompanhamento de especialistas, como otorrinolaringologistas ou estomatologistas, especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

Temos uma lista completa aqui!

  1. Bepantol Derma Regenerador Labial. Bepantol Derma Regenerador Labial (Imagem: Bepantol) ...
  2. La Roche-Posay Cicaplast Lábios. ...
  3. Hidratante Labial FPS8 Granado. ...
  4. Hidratante Labial FPS 30 Epidrat. ...
  5. Hidratante Labial e Batom Chubby Stick Clinique. ...
  6. Lip Balm Givenchy Le Rose Perfecto.

O lip balm, conforme a dermatologista, é o produto mais adequado para hidratar, regenerar e prevenir o ressecamento - alguns podem conter fatores de proteção solar (FPS) e substâncias benéficas labiais como manteiga de karité, ceramidas, glicerina de soja, ácido hialurônico, dexpantenol e vitamina E.

O ressecamento e a rachadura dos lábios pode ser causado por situações como: frio, vento forte, clima seco, desidratação, exposição ao sol, deficiência de vitaminas, diabetes e falta de higiene bucal.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

A queilite actínica é provocada pela exposição solar sem proteção – não é à toa, portanto, que se trata de uma lesão que pode evoluir para o câncer. Já a queilite de contato se deve a reações alérgicas a determinadas substâncias químicas.

Esse problema manifesta-se por vermelhidão, ressecamento e consequente descamação. Além disso, pode haver o aparecimento de fissuras e inchaço nos lábios. Em alguns casos, é acompanhado pelas sensações de coceira e ardência.

Se a azia vier acompanhada de vômito com sangue, fezes escuras ou avermelhadas, dor ou sensação de aperto no peito, perda de peso sem causa aparente, tosse ou dificuldade para respirar, ou os sintomas piorarem com o uso de antiácidos, o médico deve ser consultado com urgência.

Garganta: sensação de sufocamento
Para algumas pessoas, os sintomas físicos de ansiedade estão concentrados na região da garganta: a incapacidade de engolir, respirar ou respirar normalmente. Algo como uma sensação desagradável de sufocamento.

“O refluxo é uma doença digestiva na qual o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação na mucosa do tubo alimentar. A ansiedade altera a secreção do suco gástrico, a regulação de fatores ligados à mucosa do estômago e a percepção dos estímulos sensoriais gástricos”, afirmou Claus.

A sensação também pode estar associada a condições neurológicas como neuralgia do trigêmeo, efeito colateral de certos medicamentos, entre outros. Se você estiver experimentando dormência nos lábios de forma persistente ou recorrente, é aconselhável consultar um médico ou dentista para uma avaliação adequada.

O Regenerador Labial Bepantol Derma deve ser aplicado diretamente nos lábios sempre que houver a necessidade de hidratação. Isso para que ele possa ajudar a ativar a regeneração natural da pele. Aplique uma fina camada nos lábios pela manhã e à noite, antes de se maquiar, ou sempre que houver sensação de ressecamento.

A manteiga de cacau não é prejudicial, ela pode sim ser utilizada na boca, mas o produto age somente como um “selador”, e não como um hidrante. Por não conter glândulas sebáceas e recursos para uma reconstrução celular efetiva, que aceleraria o processo de regeneração, a pele dos lábios pede altas doses de hidratação.

Algumas pequenas atitudes podem ajudar muito: Evite espremer, beliscar ou tirar as bolhas;Evite comer alimentos muito salgados ou ácidos que pioram a dor no local. Lave a área da ferida com água e sabão neutro delicadamente.

A Pomada Labial da Blistex, de eficácia clinicamente comprovada, aumenta a hidratação, cicatriza lábios ressecados e rachados e melhora a condição geral. Os profissionais de beleza também a usam para suavizar a textura dos lábios antes de aplicar o batom.