Porque meu treino não dá resultado?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Execução, frequência, repouso, alongamento, hidratação, pré-treino. São muitos os fatores que perpassam a musculação. Caso esses pontos não estejam alinhados, é provável que os resultados não ocorram como o esperado.

Falta de sono, treino incorreto e alimentação desajustada são alguns dos fatores que impactam e atrapalham o ganho de massa muscular.

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

Dores no ombro, quadril e joelho durante os exercícios
Sentir dor com um certo tipo de movimento é um sinal de que algo está errado. É importante sempre lembrar-se de se aquecer antes e depois dos treinos, em alguns casos, diminuir a carga de peso.

Como identificar o limite do corpo para o treino?

  1. Respeite suas condições. Se você tem dificuldade para realizar algum exercício, não tenha pressa. ...
  2. Não sobrecarregue seu corpo. Pegar mais peso do que aguenta é um hábito comum nas academias e muito errado. ...
  3. Foque na sua qualidade de vida. – Evite o estresse. ...
  4. Conclusão.

panturrilhas

As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver. Por este motivo que figura no topo de nossa lista, como grupo mais complicado de melhorar.

Mudanças no corpo
Dois meses de treinamento regular já são suficientes para a maioria das pessoas notar mudanças como a perda de gordura e aumento da massa muscular, mas, dependendo da atividade e dos hábitos de vida, é possível que os resultados apareçam ainda antes.

Falta de variedade
Assim como a progressão de carga é importante para fazer os músculos crescerem, também é preciso variar o treino. Afinal, o corpo humano é altamente adaptável e depois de um tempo, se você fizer sempre a mesma coisa, os resultados param de aparecer.

O que impede o ganho de massa muscular? Manter o ritmo de treino é outro fator que pode influenciar os resultados da hipertrofia. Se o intervalo entre as sessões for muito curto, pode-se gerar fadiga em excesso, o que leva, muitas vezes, ao aparecimento de lesões. Para crescer, o músculo precisa de sobrecarga.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

As recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que, para manter a saúde, um adulto deve praticar 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercício vigoroso por semana. Mas estes são apenas parâmetros. O objetivo é fazer com que as pessoas se movimentem mais a cada dia.

Tríceps, panturrilha e parte interna da coxa são os músculos 'indomáveis' | Bem Estar | G1.

Após 3 meses de exercícios regulares, o corpo passa a queimar mais a gordura acumulada e, neste período, apesar de não haver grandes ganhos nos músculos, pode-se observar uma boa diminuição da camada de gordura sob a pele. A partir daí fica cada vez mais fácil emagrecer.

O QUE DEVO CONSIDERAR COMO UM “TREINO FOFO”? Você já deve ter ouvido ou visto em algum lugar essa expressão não é mesmo? Treinar fofo é quando não é empregada a máxima intensidade de um indivíduo durante um exercício, que sem concentração e nem cadência suficientes acabam utilizando pouco peso.

E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular. Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas.

Não necessariamente. “Sentir ou não dor depois do treino não significa mais ou menos resultados. Apenas o nível de intensidade e volume empregado naquele dia de treinamento”, diz a educadora física Amanda Galindo, do SmartFit Coach.

É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses. Ainda assim, não deve ser preocupante porque é suposto que aconteça.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.