Porque meu seguro desemprego foi devolvido?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O que significa “seguro desemprego com situação devolvida”? Quando ao consultar a situação do benefício o sistema informar que ele está como “devolvido”, isso significa que o valor retornou aos sofres públicos e não está mais disponível para o saque.

Presencialmente, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, após agendamento de atendimento pela central 158.

Quando o beneficiado recebe o aviso de parcela emitida e o pagamento não cai, significa que existe algum erro. Por exemplo, os dados bancários podem conter algum número incorreto. Em outros casos, pode ser que o trabalhador tenha algum problema de cadastro no número do PIS.

No Portal Emprega Brasil, o trabalhador acessa as informações do último requerimento do Seguro-Desemprego e verifica se as parcelas foram emitidas, se existe algum impedimento para habilitação e a data de pagamento.

Neste caso, entre em contato com a central Alô Trabalho, que atende pelo telefone 158, ou pelo número de plantão da Superintendência do seu estado.

O valor em dinheiro é repassado por um período determinado para auxiliar na sua readequação. Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. Mas para solicitá-lo é preciso estar atento as regras.

Passo a passo para desbloquear o seguro-desemprego

  1. Acesse o app Carteira de Trabalho Digital;
  2. clique na aba “Benefícios”;
  3. escolha a opção Seguro-Desemprego/Consultar;
  4. clique no número do requerimento;
  5. clique na opção “Recurso” e preencha com os dados e documentos solicitados.

Quando ocorre esse erro você envia um email pra secretaria de trabalho do seu estado pedindo liberação do beneficio, geralmente eles respondem em 10 dias uteis.

Dúvidas? Ou precisa de ajuda? Entre em contato com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, escrevendo na página do link http://trabalho.gov.br/contato, pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br e também pelo telefone 158.

Desta forma, orientamos que, caso ocorra dificuldades no atendimento imediato, o cidadão poderá tentar novamente, pois, nossa Central Alô Trabalho funciona das 07 às 19 horas.

Após o dia de vencimento de sua apólice, em média, as seguradoras permitem 15 dias para você fazer a regularização do pagamento, mas com uma cobrança de juros. Passado esse prazo limite para a efetuação do pagamento, a seguradora cancela a apólice e não há como reabilitá-la.

Solicitações de Seguro-Desemprego, por exemplo, tiveram um incremento de 30%. Informações sobre o tema e outros assuntos trabalhistas podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2113-2810 (WhatsApp), ou pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br.

Atualmente não existe nenhum contato específico do Ministério do Trabalho para que você possa tratar sobre o Seguro-desemprego, contudo você pode obter informações sobre o benefício através do atendimento do WhatsApp Caixa, para poder entrar em contato, salve em seu celular o número +55 800 104 0104.

Contato: chamada telefônica para o número 158. Horário de funcionamento: 7h às 19h.