Porque meu rosto fica diferente na selfie?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Por que a selfie causa estranhamento? Esse "fenômeno" é comum e acontece por causa da distância focal da lente em retratos, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o rosto.

O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

Em síntese, com as notas que cada um deu para si, na comparação com as notas dadas por terceiros, chegou-se à média de que, terceiros avaliaram em 27% a mais a aparência das pessoas, ou seja, a ciência prova que você é muito mais bonito do que pensa”, aponta.

Por que a selfie causa estranhamento? Esse "fenômeno" é comum e acontece por causa da distância focal da lente em retratos, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o rosto.

Resposta verificada por especialistas. As pessoas não têm uma percepção da imagem como no espelho, é sim como uma câmera traseira do celular. Nossos olhos, como os de muitos animais, têm órgãos que agem como lentes e formam imagens invertidas que o cérebro endireita.

Para ativar ou desativar:

  1. No seu tablet ou smartphone Android, abra o app Google Fotos .
  2. Faça login na sua Conta do Google.
  3. À direita, na parte de cima, toque na letra inicial ou foto do perfil da sua conta.
  4. Toque em Configurações do Google Fotos. ...
  5. Ative ou desative a opção Agrupamento por reconhecimento facial.

Contudo, olhar no espelho e se achar feio, quando você é uma pessoa perfeitamente normal aos olhos dos outros pode não ser apenas vaidade. Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo).

Obviamente, outros fatores por vezes peculiares são os responsáveis por uma pessoa não ser classificada como fotogênica. Geralmente a timidez é um dos principais fatores. Pessoas tímidas, quando expostas a situações que julgam desconfortáveis, podem reagir de diversas maneiras.

Isso acontece pois ao registrar uma foto, a objetiva estica o objeto de maneira não uniforme, causando distorção na relação borda x centro da fotografia. Esse efeito, que na verdade são três, são conhecidos por efeito barril, efeito almofada e efeito complexo.

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

A pesquisa realizada por Nicholas Epley, da Universidade de Chicago e por Erin Whitchurch, da Universidade de Virginia, revela que temos tendência de nos percebermos mais bonitos e atraentes e de nos achamos melhores do que realmente somos, não apenas fisicamente, mas em todos os sentidos.

Além disso, a pesquisa aponta que quando uma pessoa vê algo bonito, experimenta um intenso choque de prazer, idêntica à sensação de comer um doce, por exemplo. Isso porque o fato aumentaria a atividade em um dos "centros de prazer" no cérebro, conhecido como córtex orbito-frontal.

O ator britânico Henry Cavill foi eleito o homem mais bonito de 2022. do entretenimento do ano, e foi divulgada esta semana.

Algo que pode ajudar a melhorar a assimetria facial é a prática de movimentos em uma série de exercícios faciais passados por um fonoaudiólogo. Esses exercícios realizados na região irão desenvolver e tonificar a musculatura, sendo muito indicados para quem sofre com linhas de expressão.

Quanto maior a sua quantidade, mais nítida e focada será uma foto. No caso dos aparelhos celulares, uma boa câmera deve conter, pelo menos, 11 megapixels, entretanto, já é possível encontrar aparelhos com mais de 100 MP.

O mais importante
A câmera traseira tem a resolução maior, enquanto a frontal, menor. Em ambos os casos, as câmeras podem ser duplas ou triplas. Uma boa câmera possui lente ou um conjunto de lentes de vidro, com longo alcance focal e ampla abertura.

Toque no espelho
Outra opção para verificar se um espelho funciona nos dois sentidos é tocá-lo com o dedo. Se houver um espaço entre seu dedo e seu reflexo, é um espelho de verdade. Mas se seu dedo tocar o reflexo, esse espelho é, na verdade, uma janela atrás da qual alguém com uma câmera pode estar te espiando.

Imagens reais e virtuais diferem quanto à direção de propagação da luz após sua reflexão ou refração em sistemas ópticos, como lentes e espelhos. Quando a imagem formada por um espelho é invertida em relação ao seu objeto, essa imagem é chamada de imagem real.

Faça uma busca reversa no Google
Ao abrir o buscador, basta tocar no ícone de câmera e, então, carregar uma imagem. Feito isso, procure por informações relevantes que possam ajudar a identificar se a imagem foi alterada ou se ela está sendo usada fora de contexto.

O espelho parece mostrar exatamente a realidade, não engorda, mas também não emagrece.