Porque meu queijo coalho derrete?

Perguntado por: dandrade9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Isso acontece por causa da diferença no preparo entre eles e também ao teor de gordura de sua composição. Os queijos com massa filada, como a mussarela, são aqueles que derretem. Isso porque, depois de fabricados, eles são colocados em água quente, entre 70° C e 80° C para amolecer.

Verifique a textura
Em caso de dúvida, consulte um distribuidor ou um fabricante especializado para entender exatamente como o queijo deve estar dentro do prazo de validade: mole ou duro, com mofo ou sem mofo, com cheiro forte ou suave, entre outras características.

Borrachudo por prensagem insuficiente. Farinhoso pode ser pelo excesso de soro, ou agitação insuficiente da massa, também por temperatura alta da massa, ou ainda muita acidez ou sal ou cloreto de cálcio. O leite com pouca gordura também pode deixar o queijo esfarelando.

O queijo, quando dentro de sua embalagem, inicia um processo de acidificação, que pode ser por ação do fermento lácteo ou de outras bactérias. Essa reação o torna mais desmineralizado e poroso, contribuindo para a liberação natural de soro.

Pode-se tentar resolver, amornando um pouco o soro, imergir a forma neste soro e deixar alguns minutos e prensar novamente. Cuidar para que a massa não aqueça muito, pois o dessorador pode colar no queijo.

A temperatura do leite deve estar entre 32 ºC e 34 °C, que é a faixa de temperatura ótima para a atuação do coalho.

15. O queijo deve ficar na prensa ou forma durante 24 horas.

Queijos que não derretem

  • Queijo de Cabra.
  • Feta.
  • Ricota.
  • Queijo de minas frescal.

Ele acontece quando há uma produção muito forte de gás no interior do queijo. O resultado disso é um queijo com som oco, por isso ele também é muito conhecido como queijo que fica “batendo”. Os sinais desse defeito aparecem logo em sua fabricação, já na saída do queijo da salmoura.

Na verdade o derretimento de um queijo está ligado. Porque alguns queijos derretem e outros não? sua composição química e processos de maturação. mais fácil derreter maior será seu índice de gordura.

Ao comprar seu queijo artesanal, retire da embalagem imediatamente e lave em água corrente. Se possível, passe nele uma escova. Seque com papel toalha e o coloque sobre uma tábua de madeira para que ele "respire" e continue seu processo enzimático de amadurecimento.

Apesar de alguns durarem até um ano quando fechados, depois de abertos devem ser embrulhados em filme plástico e guardados em geladeira para consumo em até 15 dias.

Coalhos com maior teor de pepsina e menor teor de quimosina também podem causar gosto amargo nos queijos, pois a ação da pepsina é menos específica, com maior acúmulo de peptídeos amargos (FURTADO, 2005).

Uma das possíveis causas pode ser o excesso de coalho ou a alta temperatura durante o processo de dar o ponto da massa. Trata-se de um defeito simples e, entre os demais, o mais fácil de ser corrigido, basta ajustar a quantidade de coalho e a temperatura de aquecer a massa.

Na geladeira:

  1. Colocar o queijo em uma vasilha com tampa;
  2. Por uma película de plástico vedando o recipiente para evitar contato do ar;
  3. Fechar a vasilha com a tampa.

Os aspectos técnicos que explicam a separação da gordura, são: Teor de gordura do leite muito alto (acima de 3%); Tempo de armazenamento muito prolongado, queijo no final da validade; Temperaturas de armazenamento muito altas (acima de 10 ºC);

Quando você compra o queijo minas no supermercado, ele vem com um pouco de soro na embalagem. Quando chegar em casa, na hora de guardá-lo, remova todo esse soro. Posteriormente, lave por alguns segundos em água corrente. Porém, lembre-se que esse procedimento pode remover um pouco do sal do queijo.

Os queijos “tipo frescal“, muitas vezes têm pouco ou nenhum tempo de maturação, queijos macios ou meia cura estão prontos para serem consumidos entre 2 semanas a 2 meses, enquanto que os queijos duros têm um período mais longo de envelhecimento, que pode variar de meses até 2 anos ou mais.

Quando o queijo incha, o problema está relacionado, na maioria das vezes, com contaminação e temperatura. Deixando ele na salmoura, de um dia para o outro, não vai resolver, pois vai juntar mais umidade no queijo, ocasionando maior crescimento bacteriano.

Causas: o coalho está velho ou foi guardado em condições não adequadas; a temperatura do leite pode estar acima ou abaixo da recomendada para ocorrer a coagulação; o coalho foi diluído em água quente; o cálculo da quantidade de coalho não está correta; o leite pode ter sido misturado com o colostro; o leite foi ...