Porque meu pendrive Bootavel não aparece na BIOS?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Algumas pessoas não viram uma unidade USB aparecendo no menu de inicialização do BIOS apenas porque a unidade USB "inicializável" que elas criaram não é inicializável!

Resolução

  1. Clique em Iniciar e em Executar. ...
  2. Digite devmgmt. ...
  3. No Gerenciador de Dispositivos, clique no seu computador para que ele seja realçado.
  4. Clique em Ação e, em seguida, clique em Verificar se há alterações de hardware.
  5. Verifique o dispositivo USB para verificar se ele está funcionando.

Formatando drives no Windows
Insira um drive USB em uma porta USB. Abra o Gerenciador de arquivos. Clique em Este PC no painel esquerdo. Na seção “Dispositivos e drives”, clique com o botão direito e selecione a opção Formatar.

Para inicializar em UEFI ou BIOS:
Teclas comuns usadas: Esc, Delete, F1, F2, F10, F11 ou F12. Em tablets, os botões comuns são Volume para cima ou Volume para baixo (encontre teclas e botões mais comuns). Durante a inicialização, geralmente há uma tela que menciona a tecla.

No painel direito, localize o "Modo BIOS". Se o seu PC usa BIOS, ele exibirá Legacy. Se estiver usando UEFI, exibirá UEFI.

No entanto, se você gosta de um software comprovado, não se importa com o tempo de inicialização mais lento e nunca sinta a necessidade de codificar, o Legacy é o programa para você. UEFI é para o usuário mais engajado que gosta de assumir o controle total sobre o funcionamento do sistema.

Ligue os computadores e clique imediatamente em F10 para entrar no BIOS. Na guia Security (segurança), use as setas para cima e para baixo para selecionar USB Security (segurança USB) e pressione Enter. Uma lista de portas USB e seus locais será exibida.

Como dar boot no computador pelo pendrive

  1. Conecte o pen drive e reinicie o PC. O primeiro passo para dar boot no computador usando o pendrive é reiniciando o dispositivo com o aparelho conectado. ...
  2. Pressione o botão que dá acesso à BIOS. ...
  3. Configure a inicialização do sistema. ...
  4. Salve as alterações e reinicie o PC.

MBR ou GPT, qual o melhor? Por se tratar de um sistema mais moderno, o GPT é a melhor opção por apresentar mais recursos e funcionalidades. Entretanto, em casos específicos de sistemas operacionais mais antigos e processadores 32-bit o MBR é a escolha a ser feita.

Vá para a tabela Volumes e, ao lado da seção Partition style, você poderá ver a tabela de partições do disco:

  1. Registro mestre de inicialização (MBR)
  2. Tabela de partição GUID (GPT)

Os discos MBR (Registro Mestre de Inicialização) usam a tabela de partição padrão do BIOS. Os discos GPT (Tabela de Partição GUID) usam a UEFI (Unified Extensible Firmware Interface). Uma vantagem dos discos GPT é que você pode ter mais de quatro partições em cada disco.

No Gerenciador de Dispositivos, clique em Exibir e clique em Dispositivos por conexão. Na tela de Dispositivos por conexão, você pode ver facilmente o dispositivo de armazenamento em massa USB sob a categoria de Intel® USB 3.0 eXtensible Host Controller.

Se não é possível localizar uma unidade flash usb no Windows 10 e aparecer como espaço não alocado no Gerenciamento de Disco após a atualização ou reinstalação do driver, é recomendável recuperar os dados da sua unidade USB e, em seguida, criar uma nova partição para torná-lo pronto para armazenamento de dados.

exFAT (Extended File Allocation Table) O exFAT foi criado para resolver os problemas do FAT32, porém mantendo a alta compatibilidade entre dispositivos.

Converter um disco MBR com o Gerenciamento de Disco

  1. Faça backup ou mova os dados do disco GGT antes da conversão.
  2. Exclua todas as partições e todos os volumes do disco GGT. ...
  3. Selecione e segure o disco GGT a ser convertido no formato MBR (ou clique com o botão direito do mouse sobre ele) e escolha Converter em Disco MBR.

O UEFI é uma especificação que define uma interface de software entre o sistema operacional e o firmware do seu computador. Basicamente, ele é a primeira coisa que se ativa assim que você liga o PC e antes de inicializar o sistema do dispositivo.

UEFI significa Unified Extensible Firmware Interface. Ela faz o mesmo trabalho que o BIOS, mas com uma diferença básica: ela armazena todos os dados sobre inicialização e início em um arquivo . efi, em vez de armazená-las no firmware.