Porque meu gato está defecando sangue?

Perguntado por: opilar . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 13 votos

Ao defecar fezes com sangue, o gato pode estar com uma inflamação no cólon ou até mesmo com um tumor no sistema digestivo. O sangue nas fezes do gato é um sintoma presente até mesmo nas verminoses mais comuns. Seja qual for a causa do gato fazendo fezes com sangue, sempre significa que algo está errado com o animal.

O que pode ser o sangue nas fezes? As fezes com sangue podem ser consequência de uma hemorroida, fissura anal, endometriose, má formação vascular, diverticulose, hemorragias, sangramento no estômago ou nos intestinos e também de doenças mais graves, como câncer retal.

Infecções no trato intestinal: alguns problemas gastrointestinais podem ser tratados com amoxicilina; Gripes e infecções respiratórias: em alguns casos, pode ser receitada amoxicilina para gatos resfriados. A rinotraqueíte é um dos quadros mais comuns.

Se o animal estiver com uma hemorragia interna, perderá temperatura rapidamente e as suas mucosas (gengivas e conjuntiva ocular) ficarão pálidas. O animal pode perder a consciência e entrar em choque.

Assim, fique de olho se perceber um desses sintomas de verme em gatos:

  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Pelo seco ou áspero;
  • Vômito;
  • Sangue nas fezes;
  • Abdômen inchado,
  • Letargia.

Por isso, não se recomenda dar remédio de verme para gato com diarreia sem saber se o animal está realmente com aquele problema. Qualquer tipo de automedicação sempre deve ser evitada, pois pode prejudicar os bichinhos ao invés de ajudá-los. Ao notar um quadro de diarreia em gatos, consulte um veterinário.

Mas como é verme de gato? O parasita pode ter dois formatos diferentes: vermes redondos e vermes chatos. Os vermes redondos em gatos têm o formato cilíndrico e possuem uma pele firme e estática. Se alojam no intestino e se alimentam do que o animal ingere, causando desnutrição e reações intestinais.

Quando procurar um médico em caso de sangue nas fezes
Procure o médico imediatamente na ocorrência de qualquer sangramento anal repentino ou persistente acompanhado de ardor ou de outros sintomas. Hemorroidas são a causa mais frequente, todavia existem outras que precisam ser afastadas.

Sangue oculto nas fezes
As causas mais comuns de sangue oculto nas fezes são divertículos intestinais, colites, Doença de Crohn, pólipos, câncer colorretal, angiodisplasia, que são vasos mal formados que sangram com facilidade, ou tumores raros de intestino delgado como carcinóide.

Independentemente da causa, é importante consultar um especialista nos seguintes casos: Sangramento recorrente ou com duração maior que 1 semana; Aumento da quantidade de sangue nas fezes ao longo do tempo; Surgimento de outros sintomas, como: dor abdominal, febre, cansaço excessivo ou perda de apetite.

Os sinais mais comuns são:

  1. Vômito.
  2. Perda de peso.
  3. Diarreia.
  4. Fezes com sangue.
  5. Letargia.
  6. Diminuição do apetite.

Dentre os possíveis fatores que podem provocar a DII (ainda em estudo) estão hipersensibilidade alimentar, genética, defeitos na permeabilidade gastrointestinal e causas imunomediadas (quando o sistema imune ataca o próprio corpo causando doenças e infecções).

Hemorragia é a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria, alterando o fluxo normal da circulação. A hemorragia abundante e não controlada pode causar morte, entre 3 a 5 minutos.

5 principais sintomas quando a gata está prenha

  1. As mamas da gata ficam rosinhas e salientes;
  2. A vulva pode inchar;
  3. O sono aumenta e a carência também;
  4. O pet passa a ronronar mais;
  5. É possível que o animal tenha ânsia e vômito.

Fezes pastosas e diarreia persistente podem ser indicativos de que o intestino do animal está altamente infestado por vermes, e deve-se ter cuidado redobrado com filhotes de gatos, já que estes desidratam relativamente mais rápido do que adultos.