Porque meu filho é tão teimoso?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O filho teimoso está assim por alguma razão. Pode ser por um motivo mais simples, como cansaço e fome, ou até algo relacionado com a falta de carinho ou consolo. Dessa forma, é necessário compreender a raiz do problema para conseguir resolvê-lo, caso contrário, a desobediência poderá continuar.

Aja com humildade procurando cultivar a gratidão pelas coisas que você tem, em todas as situações, e evitando contar vantagem das próprias realizações. Demonstre gratidão pelas coisas e pessoas da sua vida — a teimosia vai diminuir se você mantiver isso em mente e procurar importar-se realmente com os outros.

Fale de forma firme olhando nos olhos do seu filho, dizendo o que ele fez de errado e, se necessário, aplique alguma consequência. Muito cuidado nesse momento para não parecerem agressivos e ofender ou ameaçar a criança!

Nós nos lembramos de que o filho pródigo desperdiçou sua herança e, quando tudo tinha sido gasto, ele voltou para a casa de seu pai. Ali foi recebido de volta na família, mas sua herança havia sido gasta (ver Lucas 15:11–32).

Algumas “crises” de desobediência também podem ser causadas por grandes acontecimentos na família, como um divórcio ou a chegada de um irmão mais novo. A faixa etária dos 2 anos é considerada a adolescência dos bebês. Mesmo tão pequenos, as crianças começam a dar conta de si mesmas – e passam a ter vontade própria.

Para isso, basta que os pais estejam eles próprios seguros para tomar decisões sobre o bem-estar e a rotina do filho, bem como para orientar o seu comportamento. Se os próprios pais souberem enxergar a sua autoridade como algo benéfico e natural, a criança também vai percebê-la desse modo.

A teimosia geralmente aparece para alimentar a necessidade de se sentir capaz de algo ou para provar algo a alguém, ou a si mesmo. Muitas vezes para provar que sua opinião é a correta e a do outro está errada. É uma satisfação egóica, e nem sempre gera bons frutos.

Mostre que você valoriza as opiniões da pessoa.
Repita o argumento dela e mostre que você vê o lado positivo do que a pessoa está dizendo; dessa forma, o teimoso vai ver que você valoriza ele e suas ideias, tornando-o mais receptivo.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

A dor da ingratidão é pior que o fio de uma faca afiada,pior ainda é ver seu filho chorar por um pai que o deixou,e te deixar sozinha e ignorada mesmo você tendo feito seu melhor papel,o de mãe amorosa,dedicada e que te protegeu das maldades do mundo!

Seja claro sobre isso. Mostre que não há problema em conversar sobre o que está sentindo, nem dizer que está cansado ou com raiva. Mas que isso não deve ser feito em forma de xingamento. Estabeleça também os limites e mostre que se eles forem ultrapassados haverá consequências.

Salmo 127

O Salmo 127, por exemplo, é muito indicado para pedir que Deus proteja os filhos.

Consequências da punição
A punição convida os filhos à rebelião – e não à colaboração. Desperta sentimentos como medo, raiva e vingança ao invés de respeito e empatia. Os hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, aumentam e isso diminui a capacidade de foco e concentração da criança.

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.

Como acalmar um filho nervoso?

  1. Crie um canal de comunicação, no qual, seu filho se sinta em segurança para falar tudo sem medo de represálias.
  2. Reavalie como você se comunica com ele. ...
  3. Respire! ...
  4. Não diga apenas “vá para o seu quarto” quando ele quebrar alguma regra da casa.

Não existe um teste único que possa diagnosticar o autismo infantil de forma definitiva. O diagnóstico de autismo infantil é feito por meio de uma avaliação cuidadosa do comportamento e do desenvolvimento da criança, incluindo uma análise detalhada do histórico médico e comportamental da criança.

"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo" (Efésios 6:1). "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6:2-3). “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. ” Cl 3.20.

A teimosia, aqui, a impede de perceber que desistir pode representar sua libertação. Com esse comportamento, se perde um tempo precioso com infelicidade, mágoas, exaustão emocional, estresse psicológico e até depressão. A pessoa perde a mão. Perde o bom senso.