Porque meu celular esquenta muito e descarrega rápido?

Perguntado por: tnogueira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Isso ocorre devido ao próprio funcionamento do produto, que libera e utiliza muita energia, fazendo com que os dispositivos elevem a sua temperatura. Além disso, a depender do material do celular, o aparelho apresentará uma sensação maior de aquecimento. Portanto, o calor é normal, mas não pode ser nada exagerado!

Faça pausas regulares durante partidas de jogos, gravações e transmissões de vídeo; Evite usar o celular enquanto ele estiver carregando; Use sempre o carregador que veio com o celular e cheque se ele não está superaquecendo (com defeito); Evite instalar apps estranhos, que possam conter malwares, fora da loja oficial.

Quando o celular está descarregando rápido, pode também ser devido ao aquecimento do aparelho — seja ele interno ou externo. Em caso de problema interno, o ideal é levar o aparelho a uma assistência técnica especializada para identificar as causas.

Enquanto o aparelho estiver esfriando, evite coloca-lo para recarregar e não deixe o produto exposto a altas temperaturas. Além disso, de forma alguma coloque o celular na geladeira. E se mesmo assim nada funcionar, você vai precisar de ajuda de uma assistência especializada.

É normal o celular descarregar sozinho? Não é normal que o celular descarregue sozinho sem motivo aparente. Se o seu celular está descarregando rapidamente ou sem motivo aparente, pode ser um sinal de que há um problema com o aparelho ou com a bateria.

Muitos celulares são equipados com sensores que são usados para monitorar a temperatura do dispositivo. Você pode baixar um aplicativo que utilize esses sensores para fazer uma leitura da temperatura ambiente. Vá até a loja de aplicativos do seu celular e pesquise por um aplicativo de termômetro para baixar.

A temperatura ideal é de 16º a 22º C. Quando o celular está em uso, temperaturas muito frias podem fazer com que a bateria descarregue mais rápido.

O aplicativo Resfriador De Celular, disponível grátis para Android, permite controlar a temperatura do aparelho para evitar superaquecimento dos componentes. O app detecta serviços pesados que consomem demasiadamente a CPU do dispositivo e encerra suas atividades para que eles não esquentem em excesso o smartphone.

Não. Esse mito até valia no passado em celulares antigos, mas não se aplica mais às baterias modernas de lítio. Na prática, não é necessário aguardar que o seu celular tenha 20% de carga, por exemplo, para plugá-lo no carregador. Isso pode até acelerar o desgaste da sua bateria, já que as de lítio funcionam por ciclos.

Se você tem o hábito de deixar o seu celular carregando a noite inteira, enquanto você dorme, pode ficar tranquilo. Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir.

Para isso, o ideal é colocar o telefone desligado em um pote cheio de arroz e deixá-lo completamente encoberto ao longo de, pelo menos, um dia.

Dispositivos Android
Abra o aplicativo. Clique na opção do app relacionado a varredura do aparelho. Seleciona ativar varredura e aguarde o processo ser finalizado.

Você pode descobrir se seu celular foi grampeado usando o envio incondicional de dados com a ajuda dos códigos IHM. Em redes GSM, disque *#21# para listar, e ##21# para limpar suas configurações de encaminhamento incondicional de dados.

O modo de economia de energia é um recurso para prolongar a duração da carga atual da bateria. A sua ativação é manual, através das configurações do aparelho.

O indicado para situações em que há suspeita de febre é fazer a aferição com uso de um termômetro digital, que é encontrado facilmente nas farmácias e tem preço acessível. Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada.

Veja nossas dicas!

  1. Use ventiladores posicionados estrategicamente. ...
  2. Promova entradas de correntes de ar. ...
  3. Instale um bom ar condicionado ou climatizador. ...
  4. Aposte nas plantas como itens da decoração. ...
  5. Troque as lâmpadas por modelos de LED. ...
  6. Atenção à entrada de sol. ...
  7. Trocar os pisos por materiais mais frios.

Algumas formas comuns de resolver o problema do superaquecimento no Samsung Galaxy estão listadas abaixo:

  1. Desligar funções e serviços não utilizados. ...
  2. Otimizar o celular. ...
  3. Fechar aplicativos em segundo plano. ...
  4. Reduzir a luminosidade da tela. ...
  5. Verificar atualizações. ...
  6. Redefinir o Celular.