Porque meu cachorro me mordeu do nada?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Entre os motivos mais comuns dos cachorros terem para morder alguém estão a proteção da comida e a defesa do seu território. Além disso, a defesa de sua prole, o medo e a dor também são explicações comuns para cachorros com episódios de agressividade.

Em geral, cães que se mostram agressivos com o dono com frequência indicam quadros de estresse, medo ou ansiedade crônicos. Estes podem estar relacionados a diversos fatores, como socialização e sociabilização inadequadas, rotina pobre em estímulos positivos, histórico de experiências negativas, entre outros motivos.

O castigo positivo consiste em adicionar um estímulo aversivo ao ambiento do animal no momento em que ele realiza algum comportamento indesejado, por exemplo, empurrar, puxar a guia, gritar ou ativar uma coleira de choque.

Ignore o cachorro como forma de punição
Então, quando o cachorro estiver mordendo, desvie o olhar, não fale com ele e, se possível, saia do ambiente onde vocês estão. Repita esse processo toda vez que ele tentar te morder, até entender que vai perder a sua companhia depois da mordida.

Afinal, como fazer o cachorro parar de morder?

  1. Seja enfático ao dizer “não” ...
  2. Evite tirar as mãos. ...
  3. Não incentive as mordidas. ...
  4. Ignore, pare de brincar. ...
  5. Afaste-se do cachorro. ...
  6. Como fazer o cachorro parar de morder: mostre que está doendo. ...
  7. Se ele não morder, elogie o comportamento. ...
  8. Ofereça brinquedos e mordedores.

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

A verdade é que para nós o abraço significa um gesto de afeto, um carinho, ou às vezes um simples cumprimento. Enquanto para os cães abraços significam a invasão do espaço pessoal dele, e um gesto de dominação. Isso pode incomodar muitos cães, principalmente se o cão em questão for um cão mais difícil e pouco submisso.

Para corrigir o seu amigo não é preciso usar de violência física, e você tem que dar condições para o peludo acertar e entender exatamente o que é que está sendo corrigido. A correção deve ser aplicada imediatamente, quando o cão está cometendo o erro, bem como a recompensa quando ele acerta.

Por mais inofensivo que possa parecer, um tapa ou chinelada pode machucar o animal principalmente se ele tentar desviar e vir a atingir uma parte mais sensível dele. Muitas vezes o que para o dono foi dado sem força para o pet pode causar dores e danos.

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Quando a “saudade” é um problema
De acordo com a veterinária e gerente técnica da Petz, Dra. Karina Mussolino, o caso de cães ansiosos ocorre principalmente quando os cachorros não estão acostumados a ficar sozinhos durante algumas horas. Com isso, eles acabam sofrendo todas as vezes que o tutor sai de casa.

Sintomas da raiva canina: aprenda a identificá-los

  1. Ele se torna apático, tende a se esconder em locais escuros.
  2. Fica desobediente.
  3. Terá mal-estar e dor de cabeça.
  4. Pode ter dor de garganta.
  5. Apresentar vômito.
  6. Roer madeira e outros objetos incomuns.

Deixe-o fazer pirraça e somente depois de alguns minutos dê atenção. Esta é uma forma de demonstrar que você está na liderança e só dará atenção quando ele se comportar. Com o tempo, ele se condicionará a isso e será um cão muito menos ansioso. Seja líder do seu cão e veja este processo acontecer aos poucos.

Causas de ciúmes em cachorro
Em alguns casos, devido à falta de limites e de consistência no adestramento, o cachorro acaba desenvolvendo um comportamento mais possessivo e territorialista em relação à sua comida, aos seus brinquedos e até ao seu tutor, o que resulta em uma atitude mais “ciumenta”.

Os cães contam com as expressões faciais e toda a linguagem corporal para se comunicar. Quanto melhor você entender a comunicação canina e como ele se sente, melhor será capaz de sentir empatia e se relacionar com eles, expressando seu amor de volta para eles.

A pata de cachorro é muito mais sensível do que nós imaginamos. Além de ser um meio de sustentação do corpo, elas também são carregadas de terminações nervosas e por isso recebem várias informações sensoriais.