Porque meu cabelo está clareando sozinho?

Perguntado por: gjaques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Deficiências nutricionais, como a de cobre, podem alterar a coloração dos cabelos, deixando-os mais claros. Faixas transversais surgem quando há alterações endócrinas, modificando também a cor e textura em diferentes pontos ao longo dos fios. Mudanças nutricionais podem refletir esses sinais.

Quando a pessoa começa a envelhecer, os melanócitos também envelhecem e, consequentemente, vão perdendo a capacidade de produzir melanina. Com isso, os cabelos que antes tinham cor por causa da melanina, começam a perdê-la pela falta dessa mesma proteína.

O cabelo vermelho é causado pela mutação de um gene chamado MC1R. O MC1R determina a proporção de eumelanina (pigmento negro) e feomelanina (pigmento vermelho) em nosso corpo. Os morenos são carregados de eumelanina, enquanto os loiros têm menos — e no caso dos ruivos, a predominância é da feomelanina.

Os cabelos também sofrem com o avanço da idade. Por volta dos 45 anos, os fios começam apresentar alguns sinais de envelhecimento como, por exemplo, aspereza, ressecamento e quebra, fios ralos, frágeis e indisciplinados, cabelos sem brilho e com perda da cor.

As alterações hormonais são as principais causas da mudança capilar, mas outros fatores também podem influenciar a transformação, como o excesso de tratamentos químicos, por exemplo. “Os picos hormonais na adolescência e na gravidez e a queda de hormônios na menopausa são episódios conhecidos.

Não apenas os tons loiros podem nos fazer parecer mais jovens. O castanho também — em especial o castanho amêndoa. É um marrom intenso com tons dourados que nos ajuda a parecer mais jovem do que nunca.

A melanina está exausta
A questão é que a melanina só consegue nos proteger até certo ponto. Se você abusar da exposição ao sol, a melanina do seu cabelo não aguenta começa a se quebrar. Com isso, os fios com menor quantidade de melanina podem parecer loiros.

É verdade que o cabelo muda a cada 7 anos? Pode mudar, mas isso depende de alguns fatores. “Pode existir uma fase anágena, ou seja, de crescimento do fio, mais longa, que dure sete anos, com fios que podem chegar abaixo da cintura.

Pintou e se arrependeu? Saiba como voltar a cor natural do cabelo

  1. Invista em um corte de cabelo. ...
  2. Estimule o crescimento da raiz. ...
  3. Trate os fios para que eles também cresçam saudavelmente. ...
  4. Experimente as luzes invertidas. ...
  5. Procure um profissional de confiança para uma decapagem.

Nesses casos, geralmente não é preciso descolorir as madeixas antes de fazer a coloração, basta usar a cor mais escura. Mas nem sempre é tão simples voltar a deixar o cabelo claro. Se você coloriu os fios em um tom mais escuro que o natural e quer voltar a usá-los claros, é preciso fazer um processo chamado decapagem.

Para aumentar a melanina no cabelo, você deve incluir no prato boas doses de vitaminas e nutrientes capazes de deixá-los mais fortes, como vitaminas A, C e E. Outro elemento (e boa dica para quem quer saber como aumentar a melanina!) que merece entrar no seu cardápio é o cobre.

A razão para os cabelos castanhos ficarem avermelhados quando desbotam está no fundo que as tintas castanhas carregam: "quando cabelos tingidos dessa cor desbotam, surgem os matizes avermelhados que, na verdade, compõem o fundo de clareamento do próprio tom", revelou o cabeleireiro Sylvio Rezende à revista Cabelos & ...

A luz solar e os raios UV, ao bater nas células mortas que compõem essa estrutura, quebra a melanina que dá sua cor, clareando ou alvejando a região, que não consegue mais se regenerar e segue ficando mais clara.

Já reparou que seu cabelo castanho ou preto, sendo colorido ou natural, com o tempo começa a ganhar reflexos avermelhados? O motivo disso acontecer é a exposição diária ao sol, aquele mergulho na piscina com cloro e até mesmo a água que lavamos o cabelo, que também leva embora parte dos pigmentos a cada lavagem.

Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos. As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso.