Porque meu cabelo da nuca não cresce?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Oleosidade excessiva, caspa e dermatite seborreica são alguns dos problemas que podem estar presentes no couro cabeludo, que entopem os fóliculos pilosos, estrutura de onde o fio nasce. Além disso, o acúmulo de produtos pode também ser outro indicativo para a falta de crescimento capilar.

Se você perceber que realmente o seu cabelo não está crescendo, não deixe de procurar por um médico especialista. É possível que o crescimento capilar não esteja ocorrendo por razões genéticas ou por falta de nutrientes, que precisam ser repostos. É o médico que vai conseguir te indicar o melhor tratamento.

Consuma alimentos ricos em proteínas
As proteínas são fundamentais para que novos fios de cabelo nasçam saudáveis e belos. Por isso, é essencial consumir alimentos ricos neste nutriente, como carnes, peixes, ovos e iogurtes.

Melhores cortes para cabelo crescer

  1. Corte bordado. Esse é um tipo de corte que tem como objetivo eliminar as pontas duplas e ressecadas. ...
  2. Reto. Esse é um corte que todo mundo pode apostar e, acredite, é uma das melhores opções enquanto os fios crescem. ...
  3. Franja. ...
  4. Corte com vela.

Segundo especialistas, um fio saudável cresce, em média, um milímetro a cada 3 dias ou 1 cm a cada mês, totalizando 12 cm em um ano! Pode parecer pouco, mas não é. O ciclo de vida de um fio de cabelo é complexo e dura em média 2 a 7 anos.

Em média, os fios crescem de um a 1,5 centímetro por mês. Mas esse número pode variar para mais ou para menos, é claro. “Um ponto fundamental que deve ser esclarecido é que o tamanho, o formato e a velocidade de crescimento dos cabelos são determinados geneticamente”, explica a dermatologista Fabiana Seidl.

Qual é a vitamina que faz o cabelo crescer? As vitaminas A, C, D, E e do complexo B podem ajudar a manter o processo de crescimento de novos fios saudável.

Por que meu cabelo cresce na raiz, mas não no comprimento? Quando isso acontece, na verdade, o problema é a quebra dos fios. O excesso de química, como coloração, descoloração e alisamentos, alteram o pH dos fios, criam pontas duplas, enfraquecem o cabelo e favorecem a quebra.

O ritmo do crescimento capilar é de, em média, de 1cm a 1,5cm por mês mas pode variar de mulher para mulher dependendo de alguns fatores como genética, rotina de cuidados e alimentação. Para conseguir madeixas longas é preciso cuidar de todas as partes dos fios e não apenas do couro cabeludo.

Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano. E ao contrário do que parece, cabelos lisos, cacheados e crespos crescem exatamente na mesma velocidade.

Taxa de crescimento capilar
Cada folículo produz cerca de 0,3 a 0,4 milímetros de cabelo ao dia. Portanto, é esperado que cada fio tenha um crescimento médio de 1 centímetro ao mês. Entretanto, essa taxa de crescimento pode variar dependendo de alguns fatores como, por exemplo, o tipo de cabelo.

O cabelo cresce no mínimo 1 dedo por mês, se você, de 3/3 meses cortar 1 dedo, você ainda ficará com 2 dedos de cabelo em perfeito estado. Em 1 ano, você faz 4 cortes, serão 4 dedos retirado do cabelo, porém, irá sobrar para você 8 em perfeito estado sem nenhuma quebra ou ponta dupla!

“Um cabelo pode ser considerado saudável quando o couro cabeludo está sem lesões ou coceiras, por exemplo, e os fios não quebram com facilidade, têm brilho e boa penteabilidade”, conceitua Dra. Bruna.

A babosa é rica em nutrientes e vitaminas (A, B1, B2, B3 E B6), o que faz com que suas madeixas fiquem mais saudáveis com o tratamento. Além disso, ela conta com enzimas que auxiliam na remoção de células mortas do couro cabeludo, ajudando a fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável.