Porque menos com menos é igual a mais?

Perguntado por: epilar3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

sinais iguais soma-se, sinais diferentes diminui-se e conserva-se o sinal do maior. Não existe por que: Simplesmente é assim.

Ao se multiplicar dois números com mesmo sinal o resultado será positivo; Ao se multiplicar dois números de sinais opostos o resultado será negativo. Ao se dividir dois números com mesmo sinal o resultado será positivo; Ao se dividir dois números de sinais opostos o resultado será negativo.

Os símbolos de maior e menor podem ser utilizados para comparar números e expressões. O símbolo de maior do que é >. Então, 9>7 lê-se '9 é maior do que 7'. O símbolo de menor do que é <.

Essa propriedade funciona em dois casos práticos. Quando existe um número negativo que será passado para o outro lado multiplicando ou dividindo, inverte-se o sinal da desigualdade. Quando multiplicamos uma inequação por – 1, inverte-se o sinal da desigualdade.

Um número negativo é, portanto, oposto ao positivo.

Símbolos da matemática - Sinais que articulam as operações

7 + 8é o sinal de somar.
10 - 5é o sinal de subtrair.
2 × 3 2 * 3 2 · 3são os sinais de multiplicar.
8 / 4 8 4 8 ÷ 4são os sinais de dividir.
2 = 2é o sinal de igualdade.

Em resumo: Sinais iguais, o resultado é positivo. Sinais diferentes, o resultado é negativo.

Deve-se resolver primeiro a multiplicação ou divisão, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois, você resolve as adições e subtrações. Primeiro, resolva as multiplicações e divisões que aparecem, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois resolva a adição e subtração, ou vice-versa.

A regra usada para decidir o sinal do resultado de uma multiplicação pode ser resumida, em poucas palavras, da seguinte maneira: Sinais iguais, resultado positivo. Sinais diferentes, resultado negativo. Além disso, a regra de sinais da multiplicação também vale para a divisão.

Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte: Primeiro, calcular raízes ou potências, depois, multiplicações ou divisões. e, por fim, adições e subtrações.

Para resolver as expressões numéricas utilizamos alguns procedimentos: Se em uma expressão numérica aparecer as quatro operações, devemos resolver a multiplicação ou a divisão primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a subtração, também na ordem em que aparecerem.

Ambos são usados pelo autor Johannes Widman, que usa os símbolos como se fossem conhecidos. Foi em seu livro Aritmética Mercantil, publicado em 1489, que os símbolos de mais e menos que hoje conhecemos aparecem pela primeira vez em uma obra.

na matemática, é utilizado para expressar um número que pode ser tanto positivo quanto negativo, ou para simbolizar que pode ser efetuada tanto uma adição (+) quanto uma subtração (-). Nas ciências experimentais, o sinal comumente indica o intervalo de confiança ou erro em uma medida, e muitas vezes o desvio padrão.

Johannes Widmann

A origem do sinal de subtração (–) é mais incerta: talvez seja uma simplificação da letra m (de “menos”). Os dois símbolos + e – foram impressos pela primeira vez em “Aritmética Comercial”, publicada em 1489, pelo alemão Johannes Widmann (1460–1498).

Após as discussões com a turma sobre o zero na multiplicação, você pode mostrar que qualquer fator que esteja sendo multiplicado por zero terá zero como resultado final. Resolução: Qualquer fator multiplicado por zero terá zero como resultado. Exemplos: 1520 X 0 = 0, 132 X 0 = 0, 5860 X 0 = 0, etc.

O oposto de um número positivo é o mesmo número, mas negativo, e vice-versa.

Podemos afirmar que o oposto ou simétrico de +7 é o -7, porque a distância de +7 à origem é igual à distância de – 7 à origem.

Os números negativos também podem ser considerados o oposto dos números positivos. Assim, o oposto de 5 é -5. Você deve ter percebido que, à medida que a linha numérica aumenta, os números negativos também parecem ser maiores, mas, na realidade, eles são menores.