Porque me tornei introvertido?

Perguntado por: vcampos . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

O grau em que você é introvertido ou extrovertido é influenciado pela genética. Fora de todos os traços de personalidade que têm sido estudados, introversão / extroversão é um dos mais fortemente hereditários. No entanto, uma série de fatores ambientais – como a forma como você é criado – influenciam também.

Você não pode passar de um introvertido para um extrovertido e vice-versa. Mas essas pessoas estão se referindo a algo muito real que todos nós já experimentamos – crescer e mudar como pessoas. Embora não possamos mudar nosso temperamento, podemos mudar nossas personalidades.

Imagine que você é uma pessoa que se sente tímida em situações sociais. Ou seja, você sente uma ansiedade antecipatória, quando chega perto de uma situação social, mas também prefere fazer coisas sozinho. Aí seria o caso de você ser um tímido e introvertido.

Ser introvertido possui suas vantagens, como: Facilidade de ter foco e concentração. Atenção nos detalhes, fazem um trabalho minucioso e preciso. Capacidade de observar e ouvir com atenção.

Introvertidos sabem o que eles gostam e não gostam. Eles estão profundamente conectados com seus valores e sabem o que eles querem da vida. Essa auto-confiança forte os torna mais atraentes, sofisticados, e desejáveis.

Eles gostam de refletir e esvaziar seus pensamentos.
Quando os introvertidos, especialmente os ansiosos, finalmente têm tempo para relaxar no final do dia, geralmente gostam de refletir sobre seus eventos diários, seja escrevendo um blog, diário ou expressando seus pensamentos de outra forma criativa.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

Pós-pandemia: como se socializar novamente se você for...

  1. Faça no seu próprio ritmo. ...
  2. Faça um plano e cumpra-o. ...
  3. Abrace novos limites. ...
  4. Diga como você está se sentindo. ...
  5. Repensar as obrigações pré-pandêmicas. ...
  6. Prepare-se para ter melhores conversas. ...
  7. Abrace o constrangimento.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

Os 5 segredos de introvertidos felizes

  1. Crie um cronograma amigável para Introvertidos. O cérebro de um introvertido é diferente de um extrovertido. ...
  2. Cultive algumas amizades próximas. ...
  3. Arranje tempo para pesquisar e pensar. ...
  4. Trabalhe de acordo com sua personalidade. ...
  5. Aprenda a estar confortável em sua própria pele.

De acordo com a organização Myers-Briggs, cerca de 1/3 da população mundial pode ser identificada como introvertida.

O nome desse fenômeno, como utilizamos em nosso dia-a-dia, é a timidez, o oposto da descontração. De acordo com o Psicólogo Natal Marsari, existem três tipos básicos de timidez: a timidez situacional, a timidez crônica e a timidez proposital.

Introversão: a personalidade reservada
Isto é, a pessoa introvertida dirige as suas energias para o mundo interior, segundo Carl Jung. Ela possui conhecimento aprofundado sobre os próprios sentimentos, comportamentos e visão de mundo. Ou seja, possui inclinação para o autoconhecimento.

Ser uma pessoa introvertida significa ter preferência por ficar sozinha. Os introvertidos tendem a pensar nos problemas, processar seus afetos e resolver desafios antes de interagir com os outros. Além da preferência por atividades solitárias em vez de sociais, é mais auto-suficiente.

A maior desvantagem de ser introvertido está relacionada ao julgamento do outro. Por possuir facilidade em ficar sozinha, ser mais introspectiva e reflexiva, a pessoa introvertida é, muitas vezes, julgada como arrogante, estranha, antissocial, coisa que, definitivamente, ela não é.

Para muitos introvertidos(como eu) ou tímidos, fazer amigos requer disposição e ação deliberada. Não se trata de forçar a natureza ou as circunstâncias. Trata-se apenas de estar aberto e consciente do seu papel como facilitador para criar as relações que você deseja e que são importantes para sua vida.