Porque me dá vontade de chorar quando gritam comigo?

Perguntado por: ogoncalves7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Pode ser baixa autoestima. Também pode estar relacionado algum trauma de infância. Ou apenas uma reação comum porque nunca é agradável alguém ser agressivo com a gente. Causa muita tristeza em algumas pessoas e chorar é apenas uma reação.

Choramos todos os dias para manter a córnea lubrificada. Mas as lágrimas emocionais são as que têm levado a mais investigações: são uma forma de libertar as tensões internas e não devem ser suprimidas por vergonha.

Regular a resposta emocional
O córtex pré-frontal fica sobrecarregado, como um computador que tem demasiados programas abertos ao mesmo tempo. O cérebro torna-se menos capaz de regular as nossas emoções, o que causa respostas emocionais mais extremas, como o choro ou explosões de raiva.

As pessoas com algum desses problemas apresentam rouquidão mais prolongada. Podem ocorrer também cansaço ou dor (na garganta) para falar. Muitas vezes esses problemas ocorrem por uso inadequado da voz ou abuso vocal, ou seja, falar muito ou muito alto.

Como controlar as emoções e não chorar em momentos que parecerem o fim?

  1. Recorra a técnicas para acalmar-se.
  2. Reforce as suas qualidades.
  3. Entenda as origens das suas dificuldades emocionais.
  4. Administre a ansiedade.
  5. Comunique-se com clareza.
  6. Busque ajuda quando necessário.

Todo mundo chora. Pode ser por raiva, tristeza ou alegria. Por isso, é normal que surja, “do nada” (parece do nada, mas você sabe que, no fundo, tem algum motivo) uma vontade muito grande de chorar. Afinal, muitas coisas podem acontecer no nosso dia a ponto de causar um sentimento de tristeza profunda.

Chorar demais pode causar dor de cabeça, ou seja, pode atrelar mais um desconforto ao motivo do seu choro. A dor de cabeça que vem depois de longas crises de choro pode ser explicada por vários motivos, já que o choro tem também diferentes razões para cada pessoa.

Assim como a alegria, a tristeza faz parte da nossa vida psíquica normal. Inclusive ela tem um valor adaptativo, do ponto de vista evolucionário: quando estamos tristes, tendemos a nos retrair e isso faz com que poupemos energia para usá-la no futuro.

Estratégias simples para segurar o choro no meio de uma discussão

  1. – Respirar fundo. Porém discretamente: inspire e expire de forma longa, mas não precisa fazer grandes movimentos corporais para o ar entrar e sair dos pulmões. ...
  2. – Ordenar mentalmente seus argumentos. ...
  3. Não fixar o olhar na pessoa. ...
  4. – Mascar chiclete.

As crises de raiva são ataques emocionais violentos, geralmente em resposta à frustração. Frustração, cansaço e fome são as causas mais comuns. As crianças podem gritar, chorar, se agitar, rolar no chão, jogar coisas e bater os pés durante uma crise de raiva.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Irritabilidade, por exemplo, que é muito comum na raiva, acontece no transtorno de ansiedade generalizada (TAG) com frequência.

Ao gritar estamos a ativar amígdalas e sistema límbico, zonas do cérebro, e liberta endorfinas, alivia o stress, tal como o exercício físico”, continua.

Beba bastante água – a água vai cair na corrente sanguínea e chegar nas cordas vocais 30 minutos depois. Faça repouso vocal por dois ou três dias – poupar a voz, ficar sem falar, é fundamental para recuperar a voz.

Medo. O medo é um mecanismo de proteção que nos mantém vivos. Sem essa emoção, nos colocaríamos em situações perigosas sem pensar duas vezes sobre os possíveis riscos.

Não segure o choro
Alguns estudos mostram que segurar o choro em momentos de raiva ou tristeza é muito prejudicial ao organismo.

Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

As pessoas que sofrem de desequilíbrio ou descontrole emocional apresentam alterações frequentes e inesperadas de humor, além de reações desmedidas às más notícias e acontecimentos inesperados: Reagem de forma exagerada diante de um pequeno imprevisto.

Pessoa que chora muito: 1 carpidor, choramigador, choramigão, choramingador, choramingão, choramingas, choraminguento, chorinca, chorinha.

Isso quer dizer que ao chorar os olhos são inundados por lágrimas menos salinas, causando uma incompatibilidade com a lágrima protetiva e os outros fluidos do corpo. Isso acarreta em inchaço na região dos olhos.