Porque me canso rápido ao correr?

Perguntado por: mzaganelli . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os músculos acabam se cansando e podem até mesmo ficar doloridos após a prática. Esse quadro é chamado de fadiga muscular. A fadiga muscular pode ocorrer tanto entre sedentários que estão começando a se exercitar, quanto entre pessoas que praticam atividades físicas com certa frequência e atletas.

Essa dificuldade, na maioria dos casos, se dá por má respirabilidade da máscara, falta de costume ou maus hábitos de respiração. Antes de colocar as dicas em prática, avalie e teste máscaras com tecidos mais respiráveis!

Treinos de tiro ajudam a ter mais fôlego na corrida
São treinos de alta intensidade, com controle de cargas (volume e intensidade) que proporcionam a melhora do folego do corredor com o passar dos treinos.

Aprenda hábitos e atitudes que energizam o dia a dia e deixam você muito mais disposta e livre do cansaço!

  1. Checkups. Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. ...
  2. Hidratação. ...
  3. 3 Alimentar-se regularmente. ...
  4. Exercícios físicos. ...
  5. Dormir bem. ...
  6. Atividades prazerosas.

Pode ser normal sentir cansaço e falta de ar depois de uma semana difícil ou após praticar atividades físicas. Mas, quando ficam frequentes, sintomas como fraqueza, exaustão, sonolência excessiva e falta de ar devem ser investigados com cuidado, pois podem estar relacionados a problemas de saúde.

Creatina
A creatina é um suplemento que visa prioritariamente aumentar a sua força e resistência física durante os treinos. Isso faz com que você consiga sair da estagnação, atingindo melhores resultados em performance e em desenvolvimento físico, em menos tempo.

A falta de ar também pode ser conhecida como “fôlego curto”, “dificuldade de encher os pulmões”, “suspiros”, entre outros, podendo ter a sua origem em um simples sedentarismo ou senilidade, o que pode inclusive camuflar algum problema mais sério, como também pode ser a apresentação de uma doença em sua porção inicial.

7 exercícios para aumentar a resistência física

  • Sequência de escadas. É comum que hoje em dia, com os elevadores e escadas rolantes, poucas pessoas optem por subir lances de escadas. ...
  • Pular corda. Esse exercício trabalha diversos músculos, como: panturrilha, pés e bíceps. ...
  • Ciclismo. ...
  • Corrida. ...
  • Yoga. ...
  • Natação. ...
  • Funcional.

Suplementos para corrida: Quais os mais indicados?

  • 1) Carboidratos. O carboidrato é um substrato muito importante durante o exercício físico para auxiliar na manutenção da glicemia e na oxidação de substratos como fonte energética. ...
  • 2) Glutamina. ...
  • 3) BCAA. ...
  • 4) Probióticos. ...
  • 6) Creatina.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Entre os nutrientes que combatem o cansaço físico e mental, 7 se destacam:

  • Vitaminas do complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Coenzima Q10. ...
  • Magnésio. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Cafeína. ...
  • Fosfatidilserina.

Brincar, andar de bicicleta, correr e jogar bola são ótimos exercícios ao ar livre que permitem elevar os batimentos cardíacos de forma saudável. Além disso, estas atividades possuem variações intermináveis, podendo ser alternadas e bem exploradas.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

“Os exames geralmente necessários para investigar são exames de laboratório como hemograma, teste de glicemia, de função hepática, renal e tireoide”, explica Dr. Heitor. O cansaço que não tenha como causa uma doença pode ser prevenido através de bons hábitos de vida.

O cansaço se torna uma questão preocupante, inclusive para a saúde, quando fica frequente demais, comprometendo o bom funcionamento do organismo e podendo levar ao surgimento de doenças do corpo e da mente, como depressão e obesidade.

Alguns exercícios para fortalecer as pernas e que podem ser feitos em casa são:

  1. Elevação da perna. ...
  2. Abertura de perna. ...
  3. Tesoura. ...
  4. Extensão de perna. ...
  5. Agachamento. ...
  6. Apertar a bola. ...
  7. Abertura lateral de pernas. ...
  8. Panturrilha.

O método mais eficaz para melhorar a capacidade respiratória é por meio de atividades de alta intensidade, que estimulam a musculatura pulmonar e de outras estruturas do aparelho respiratório. De modo geral, os exercícios físicos aeróbicos são os mais indicados, como corrida, natação, ciclismo e dança.

A asma induzida por exercício físico é um tipo de asma que surge após fazer alguma atividade física vigorosa, como correr ou nadar, provocando o surgimento de sintomas como falta de ar, chiado ou tosse seca, por exemplo.

Um pulmão saudável, portanto, é aquele que consegue realizar esse processo de maneira completa e contínua. Assim, os movimentos de respiração acontecem de acordo com a demanda do corpo (em repouso ou movimento) e todas as células são favorecidas.