Porque me afastei das pessoas?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

A falta de ânimo, afastar das pessoas, a tristeza, o isolamento são caracteristicas da depresão. È preciso fazer uma avaliação para ter um diagnóstico preciso. A psicoterapia pode te ajudar a entender e organizar tudo o que está acontecendo.

O que é a dificuldade em socializar? Não é difícil pensar em pessoas dentro de seu círculo de convívio que não sejam tão abertas às outras. Em geral, são mais calmas e tranquilas, evitam se expor e interagir com desconhecidos. Esse, porém, é um caso normal, sendo apenas um traço de sua personalidade.

Desconectar-se de pessoas que lhe fazem mal é a melhor saída para manter sua saúde mental. A pandemia nos fez manter distância de muitas pessoas queridas mas também de algumas que nos fazem mal, mesmo que não comuniquemos isso.

Mas ao final, existem vários motivos para não te chamarem. Você pode ser uma pessoa não tão legal quanto pensa, podem esquecer que você também gosta daquilo, ou a intimidade que tem com aquela pessoa é muito menor do que você achava. O importante é não se ofender com isso, tentar perceber o motivo e repará-lo.

O sentimento de solidão é apenas uma das consequências de não se ter amigos. De acordo com Michelle, estudos apontam que a ausência de amizades está associada ao estresse, que por sua vez pode provocar sintomas físicos, como dores de barriga e de cabeça, e problemas psicológicos.

A exclusão pode fazer com que você se sinta triste e se menospreze. A conversa interior positiva pode ajudá-lo a lutar contra esses sentimentos negativos e se sentir melhor após ter sido rejeitado. Depois de ser excluído, tire algum tempo para se olhar no espelho e diga algo motivacional a si mesmo.

No entanto, existem transtornos psicológicos que causam uma grande dificuldade para se abrir e falar com outras pessoas. Por exemplo, aqueles que sofrem de depressão ou ansiedade costumam sofrer neste tipo de situações, já que focam em excesso a atenção ao seu interior e, por isso, não ficam em sintonia com os outros.

Sintomas comportamentais da fobia social:
Medo de interagir com pessoas desconhecidas, autoridades ou de destaque. Medo de demonstrar nervosismo e ansiedade. Medo de demonstrar sintomas físicos (como rubor e voz trêmula) Receio em passar por constrangimentos.

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

Pessoas arrogantes
Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida. Pessoas arrogantes sempre sabem mais e se sentem superiores aos outros. Elas nunca vão celebrar sua confiança, porque isso interfere na arrogância delas.

Nós, seres humanos, precisamos de relacionamentos humanos, eles são importantíssimos para a nossa vida.

Se você é do tipo de pessoa que gasta tempo e energia para falar mal dos outros, sendo extremamente crítico com o que fazem os demais, cuidado! Este é um dos primeiros sinais de uma pessoa tóxica. O excesso de crítica muitas vezes esconde inveja e falta de autoconfiança.

Se você sente que as críticas de sua amiga estão lhe trazendo para baixo, esse pode ser um sinal de alerta. Ela tem muitas opiniões de como você deve ser e agir, mas nunca olha para si mesma e não procura mudar se você a aconselha em algo também. Ela está sempre certa e você errada. Você nunca sabe o que irá acontecer.

A psicóloga atribui isso à compreensão que a maturidade pode trazer de que o fim de uma amizade é um processo normal das relações humanas. Depois dos 30, pode ficar mais fácil entender que as pessoas mudam e, junto com elas, as amizades mudam também. E aquelas relações que antes faziam sentido podem deixar de fazer.

8 maneiras de fazer mais amigos

  1. Esteja disposto a conhecer pessoas novas. A primeira dica é a mais importante! ...
  2. Seja você mesmo. ...
  3. Saiba que tipo de pessoas te fazem bem. ...
  4. Conheça lugares novos. ...
  5. Faça coisas que você ama e desenvolva hobbies. ...
  6. Demonstre que se importa. ...
  7. Ouça a outra pessoa. ...
  8. Mantenha contato.

Não ter amigos pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Proceedings of the Royal Society B, manter um círculo social pequeno está associado ao aumento da produção de uma proteína coagulante que pode causar infarto e derrame.

A falta de amigos também pode estar associada a uma autoestima baixa na qual a pessoa tem uma imagem distorcida dela própria. Isso pode fazer com que não se esforce para socializar com pessoas por estar se comparando com elas o tempo todo ou por se sentir inferior.