Porque mataram os dois na Amazônia?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A motivação do crime seria em represália às denúncias de que os ribeirinhos estavam invadindo a Terra Indigena (TI) Vale do Javari, no Amazonas, para pescar ilegalmente pirarucu e tracajás (quelônios da Amazônia). A participação de outras pessoas nos assassinatos ainda não foi confirmada pela PF.

5 de junho de 2022, Atalaia do Norte, Amazonas

A Polícia Federal informou, neste sábado, que o indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips morreram após serem alvos de diversos tiros.

A mitologia das amazonas
Conta a mitologia grega das amazonas que sua comunidade não aceitava homens, mas uma vez por ano elas saíam para terem relações sexuais para engravidar, a fim de terem filhos para preservarem seu povo. Quando nasciam filhos homens, ou eram mortos ou enviados aos pais.

SÃO PAULO (Reuters) – Os dois homens presos por suspeita de envolvimento no desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira confessaram ter matado e esquartejado os dois na floresta amazônica, informou a emissora BandNews nesta quarta-feira.

Os corpos das vítimas teriam sido esquartejados e enterrados.

A Polícia Federal (PF) concluiu a análise da causa da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Em nota divulgada neste sábado (18), a PF informou que Bruno Pereira foi morto com dois tiros na região abdominal e torácica e um na cabeça. Dom Phillips levou um tiro no abdômen/tórax.

Os corpos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira teriam sido encontrados pela Polícia Federal.

As recentes animações de sucesso da Disney, "Luca" e "Encanto", ambas de 2021, ficaram marcadas por um detalhe em comum: uma atribuição negativa a um Bruno. Em "Luca", o nome é usado para denominar as vozes confusas nas cabeças de Alberto e Luca, que eram ouvidas quando eles se metiam em problemas.

O que provavelmente foi uma coincidência hilária agora fez os fãs acreditarem que a Disney tem uma agenda anti-Bruno. Ambos os personagens representam emoções negativas como medo, dúvida e insegurança, mas sem Bruno, os problemas que assolam os personagens em “Luca” e “Encanto” não teriam sido resolvidos.

Quem eram Bruno Pereira e Dom Phillips
Pereira estava licenciado da Funai e trabalhava como assessor da Univaja. Nascido no Recife, tinha 41 anos e deixa esposa e três filhos. O jornalista Dom Phillips colaborava com diversos jornais no exterior, como o The New York Times, The Guardian e The Washington Post.

Dom Phillips estava na região para entrevistar indígenas e ribeirinhos para um livro sobre a Amazônia. Ele era auxiliado nesse percurso pelo indigenista Bruno Pereira.

Dom Phillips e Bruno Araújo desapareceram na no Vale do Javari, região de selva amazônica. Eles haviam sido vistos pela última vez na comunidade de São Gabriel. Bruno acompanhava como guia a Dom, que estava na região para produzir um livro sobre preservação ambiental e desenvolvimento da Amazônia.

Ele foi preso por porte e munição de uso restrito. Uma testemunha ouvida pelo Brasil de Fato afirmou que “Pelado”, como ele é conhecido, ameaçou os dois, um dia antes do desaparecimento. Segundo o relato, ele apontou duas armas para o grupo com o qual Pereira e Philips estavam e disse, “vocês vão levar tiros.”

Ao engravidar, sinalizavam seus parceiros e, se nascia um curumim ou menino, elas entregavam a criança aos pais; do contrário, elas ficavam com as meninas e presenteavam o genitor com um talismã verde conhecido como Muiraquitã, similar ao sapo utilizado nos rituais lunares.

As Amazonas são filhos da Rainha dos Deuses do Olimpo, Hera, deusa das mulheres. Eles fazem parte de uma raça de mulheres guerreiras imortais e vivem na ilha mística escondida de Themyscira.