Porque mataram 1.400 golfinhos?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

A matança de 1.400 golfinhos nas Ilhas Faroé, que virou centro de polêmica no início desta semana, não é considerada ilegal pela Justiça local, sob a justificativa de estar conectada às raízes culturais do território autônomo dinamarquês, em que os mamíferos eram caçados para consumo dos habitantes.

Como a espécie se aproxima da costa para reprodução a partir da primavera, a expectativa é de que o número deste ano supere o total de mortes de 2021, quando morreram 235 toninhas. Em 2020, foram 173 óbitos. A toninha é a espécie de golfinho mais ameaçada de extinção no Brasil.

O golfinho está querendo, precisando, ansiando por contato social com semelhantes, e essa necessidade não é correspondida”, disse Elizabeth Hawkins, pesquisadora chefe da Dolphin Research Australia, ao The Washington Post.

Primeira Guerra Mundial

A Batalha das Toninhas foi um evento envolvendo a Marinha do Brasil ao largo de Gibraltar, em novembro de 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial.

Como os golfinhos se alimentam
Através disso, os cientistas descobriram que, em vez de derrubar suas vítimas, os golfinhos usavam sucção para ajudar a engolir suas presas ainda lutando com uma garganta impressionantemente forte.

Os tubarões não temem, necessariamente, os golfinhos. Acontece é que, os golfinhos têm várias maneiras de se defender contra os tubarões. Incluindo um mecanismo para assustar tubarões e até machucá-los à distância, uma espécie de som em frequências específicas (pulsos sonoros)..

O valor de um golfinho é estimado em US$ 500 mil.

Apesar do que se pode pensar, os golfinhos são grandes predadores, capazes até de matar tubarões, e devem ser tratados como tal. Eles podem ser agressivos com as pessoas, outros golfinhos ou até mesmo machucar a si mesmos.

Para não morrer afogado enquanto repousa, o golfinho descansa pela “metade”. Por isso dorme com um olho aberto e o outro fechado. Se o hemisfério direito do cérebro descansa é o olho esquerdo que fica fechado e vice-versa. Isso é chamado de sono de onda lenta uni-hemisférico.

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

O governo japonês disse que eles matam golfinhos por causa da carne. Mas esse não é o principal motivo. A cada ano, o governo do Japão distribui cerca de 20.000 licenças para que seus pescadores cacem golfinhos migratórios e outros pequenos cetáceos, durante seis meses do ano.

A cena só comprova o que os cientistas já sabem: às vezes, machos matam filhotes para fazer com que a fêmea volte a entrar no cio antes do esperado —assim eles não precisam esperar pela desmama para cruzar com a fêmea.

Lista dos principais lugares para nadar com golfinhos no mundo

  1. Cancún México. É o principal destino para quem quer se aventurar com golfinhos. ...
  2. Fernando de Noronha Brasil. ...
  3. Praia do Curral (RN) Brasil. ...
  4. Ilhas Maurício. ...
  5. Ilhas Galápagos – Equador. ...
  6. Taiti – Polinésia Francesa.

O longo pénis, que normalmente se encontra completamente dentro do corpo, está quase sempre retraído e emerge apenas quando o golfinho tem uma erecção. O par de testículos, encontra-se escondido dentro da cavidade abdominal, perto dos rins.

Na realidade, os canhões do Bahia atingiram um cardume de toninhas — parentes próximos dos golfinhos — e eliminaram 46 espécimes. O desastre já estava feito e todo o ataque acabou sendo em vão.

De acordo com um relatório de 2014, cerca de 9 milhões de animais morreram durante a Primeira Guerra Mundial. O que é mais triste é que muitos deles foram forçados a entrar nos campos de batalha como parte dos esforços de guerra de ambos os lados.

A esquadra foi atingida em setembro pela gripe espanhola.

Em 2020, a cerca de 600 metros de profundidade em um desfiladeiro subaquático na costa da Austrália Ocidental, os cientistas encontraram uma longa criatura gelatinosa suspensa em uma espiral gigante.

Estudos indicam que os cetáceos modernos evoluíram de animais terrestres, que colonizavam áreas estuarinas cerca de 55 milhões de anos atrás. A transição para a vida aquática parece ter ocorrido na região que hoje corresponde ao Mar Mediterrâneo e o subcontinente Asiático. A ordem Cetacea inclui três a subordens.

Assim como outros mamíferos, os golfinhos possuem respiração pulmonar. Por isso, eles precisam subir até a superfície para captar oxigênio. O animalzinho é considerado um acrobata que pode atingir até 5 m de altura em seus saltos para fora da água. Além disso, eles podem nadar até 40 km/h.