Porque Maltês treme?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Frio, excitação e estresse, por exemplo, são algumas das causas mais comuns. Porém, a tremedeira também pode significar algo mais sério, como um problema no sistema nervoso ou envenenamento por alimentos tóxicos.

Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.

Medo, frio, cinomose e dores ortopédicas estão entre as razões mais comuns de tremores em cães; veja a lista completa! Muita gente acredita que os cães só tremem quando estão com frio. Contudo, há outras razões que podem levar o pet a tremer e, dependendo das causas, merecem atenção redobrada dos tutores.

Como saber se o cachorro sente frio?

  • patas e as orelhas geladas;
  • tremores pelo corpo;
  • temperatura corporal muito baixa;
  • passa muito tempo deitado de forma encolhida;
  • dorme mais do que o normal;
  • respiração e movimentos mais lentos;
  • letargia (falta de vontade de brincar);
  • busca por locais mais isolados para se abrigar.

O que fazer quando seu cachorro está desanimado? Observe seu cão no dia a dia. Se a mudança de comportamento não vem acompanhada de outros sintomas ou se durar um ou poucos dias, procure dar mais carinho, garantir uma boa alimentação, estimular os cães com brinquedos ou levar para passear para que ele se sinta melhor.

Choro ou grito
Por falar em choro, gritar alto é uma das formas de avisar que está com dor. Contudo, gemido ou choro baixinho também são sinais de cachorro com dor no corpo. No geral, quando ele está sempre chorando é porque está com dor crônica e precisa da sua ajuda rapidamente.

O primeiro sintoma de cinomose em cães, geralmente é uma secreção nos olhos, seguida de febre, perda de apetite e secreção nasal clara.

Fase inicial da infecção: (tosse, espirros, secreção nasal), oculares (secreção mucopurulenta, congestão), gastrointestinais (diarreia em particular) e cutâneos (hiperqueratose de coxins digitais), além de febre, são comumente observados nas fases iniciais da infecção pelo vírus.

Então, preste atenção aos primeiros sinais, como:

  • tosse seca ou com secreção;
  • pneumonia;
  • secreção nasal;
  • dificuldade respiratória;
  • secreções oculares,
  • febre aguda.

Sim! Quando sentimos medo, liberamos adrenalina em nossa corrente sanguínea e os cachorros sentem facilmente o aroma desse hormônio. Além disso, eles também notam a postura, a tensão muscular e a expressão corporal. Como eles são profundamente apaixonados por seus donos, observam cada movimento e mudança de postura.

É uma forma de confirmação de vínculo entre os cães, ou entre o cachorro e o ser humano. A lambida pode acontecer também como uma forma de “cheirar melhor” algum cão, pessoa ou superfície. No céu da boca do cachorro existe um órgão específico para auxiliar na captação de moléculas de cheiro.

Ficar triste sem motivo aparente
Um dos principais sinais de que o cachorro sente falta do dono é quando ele fica triste sem razão aparente. Basta você sair do lar, que o pet vai para algum canto, se isola nele e passa um bom tempo deitado e com uma expressão descontente, permanecendo assim até o seu regresso.

Um cachorro tremendo pode estar sentindo dores, seja por uma lesão ou devido a alguma doença. Normalmente, esse sintoma vem associado a outros, como vocalização, agitação, apatia, dificuldade para andar, falta de apetite, entre outros.

Alguns tutores veem o pet tremendo enquanto dorme e imediatamente pensam que é um quadro de convulsão. Se você é um desses, calma! Um cachorro tremendo quando dorme é normal. Alguns tremem só a patas, outros os olhos, e alguns podem chegar até a uivar ou latir enquanto estão dormindo, e isso é absolutamente normal!

cachorro ofegante e tremendo: muitas vezes, indica uma alteração no sistema nervoso central. Uma das causas comuns é a intoxicação, sinal de que o pet ingeriu algo venenoso. Entretanto, qualquer condição neurológica pode gerar o sintoma; cachorro ofegante e com a língua roxa: indica falta de oxigenação.

Pode cobrir um cachorro? Sim, pode cobrir um cão com cobertor em dias de frio extremo – principalmente os filhotes e idosos que sentem mais frio. Atenção também para os cães pequenos e os de pelo curtos.