Porque maio tem esse nome?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Maio (em latim, Maius) foi nomeado em homenagem à deusa grega Maya, mãe de Hermes que foi identificada na mitologia romana com a deusa da fertilidade Bona Dea, cujos festivais os romanos celebraram neste mês.

Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março. Novembro foi o nono mês do calendário de Rômulo c.

Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O décimo mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.

O mês de maio, além de lembrar o mês dos meses, das flores, das noivas e das mães, nos põe em proximidade a Maria, a mãe de Jesus, a profetiza de Nazaré. Peculiarmente, é um mês devocional e de louvor para os cristãos, pois Maria ocupa um lugar de destaque no imaginário do povo católico-cristão.

Maio é um mês que se inicia com um feriado, o Dia do Trabalhador. A data é celebrada internacionalmente no dia 1º de maio e relembra os esforços dos trabalhadores que se mobilizaram, no fim do século XIX e início do XX, para reivindicar melhores condições de trabalho.

Fevereiro: Por volta de 690 a.C., Numa Pompilius transformou um período de celebração no final do ano em um mês próprio, em homenagem ao festival Februa (festival da purificação). É assim que o nome de fevereiro chegou.

O nome “setembro” vem do latim septem, ou sete. Esse era o sétimo mês do primeiro calendário romano, antes da reforma de Pompílio.

Do latim “mensis augustus”, mês de agosto, dedicado ao Imperador César Augusto, o filho adotivo de Júlio César. Trata-se do oitavo mês do ano do calendário civil, constante do calendário juliano e do atual calendário gregoriano.

Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.

HÁ UMA RAZÃO PARA O NONO MÊS DO ANO TER UM SETE NO NOME
Setembro é o nono mês do ano, mas o seu nome tem na raiz da palavra um sete e não um nove. Isto porque o calendário romano tinha 10 meses e ia, inicialmente, de março a dezembro.

Fevereiro - Mês dedicado ao deus da purificação dos mortos, Februa, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para expiar as faltas cometidas durante todo o ano. Março - Homenagem a Marte (Martius), deus da guerra.

Depois do Exílio mudou-se o nome ... Abril vem do latim aprilis cujo significado é "abrir", este é o mês em que as flores se abrem. Foi o segundo mês do calendário romano, dedicado à deusa Vênus (abril vem de Afrodite, a deusa grega).

O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus do começo na mitologia romana, que tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para a frente, o futuro.

Para os antigos romanos, janeiro era importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim). Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.

Isso porque, de acordo com a Igreja Católica, maio é o mês oficial de homenagens à Maria, mãe de Jesus Cristo. Por isso, é também conhecido como o "mês das mães". Como antigamente a ideia da maternidade era muito associada aos casamentos, casar-se em maio era sinal de sorte.

13 de maio, aniversário da Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorzinhos: Lúcia dos Santos (10 anos); e o seus primos maternos: São Francisco Marto (8 anos) e Santa Jacinta Marto (7 anos), ambos irmãos. Dia 24 do mesmo mês, celebramos Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.

O Dia Internacional da Família é uma data comemorativa criada pela ONU, sendo celebrada anualmente no 15 de maio. Foi pela importância das famílias na sociedade que a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que ações sejam realizadas em prol delas.