Porque macumbeiro não gosta de comer pipoca?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

O grupo frequenta um terreiro de umbanda em Paraíso do Tocantins e estava em Nova Rosalândia para fazer homenagens a parentes mortos, por meio de um ritual com pipoca. "Colocar pipoca no túmulo é para levantar a alma que tá na terra, que não tem poder de subir. É para maneirar o pecado que ela tem para subir [sic].

Obaluaê, por outro lado, é um dos orixás mais velhos e tem seu próprio tempo. “A comida de Obaluaê é a pipoca, porque pipoca não se faz sem óleo, e óleo quente não se faz rápido.

Quizilas de Oxumaré: Ovos, tudo que rasteja, abobrinha, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca.

"Colocar pipoca no túmulo é para levantar a alma que tá na terra, que não tem poder de subir. É para maneirar o pecado que ela tem para subir [sic]. É um agrado para as almas, as pessoas que já foram a gente faz aquele agradecimento para elas e ficam felizes", disse a zeladora de santo, Maria da Paz.

Simpatia do milho para ganhar dinheiro
Coloque uma vela branca no centro de um pires. Ao redor da vela e dentro do pires, espalhe sete grãos de milho de pipoca. Acenda a vela e, em seguida, reze uma Ave Maria e um Pai Nosso. Peça que sua vida financeira mude e que você consiga ganhar dinheiro.

Doburu - é a comida ritual dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo (dende), em outros com areia.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder.

E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

Omolu e Nanã são orixás velhos. Ela é reconhecida como a vovó dos orixás, uma das esposas de Oxalá.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Quem é Omulu na Igreja Católica? Omulu é sincretizado em duas linhas diferentes. Mas, na verdade, trata-se do mesmo Orixá! Obaluaiê: sincretizado por São Roque, as características que assemelham o Orixá deste Santo é a proteção aos enfermos pobres.

São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

2 - São persuasivos, mas não manipuladores
São capazes de fazer chantagens emocionais, mas não diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus instintos básicos, e a amizade e o companheirismo são valores essenciais para eles.

Há diversas simpatias com milho que se tornaram tradição entre os brasileiros que buscam por ajuda financeira e, até, em casos de amor. Os Maias, por exemplo, possuíam uma divindade relacionada ao grão. Seu nome era Yuin Kax, "o senhor dos bosques", deus da prosperidade e da abundância.