Porque macarrão engorda?

Perguntado por: eribeiro3 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

- O macarrão é um carboidrato, por isso é convertido rapidamente em glicose. Se consumido em excesso, aumenta a produção da insulina, que é o hormônio que libera a entrada desse açúcar nas células, com a finalidade de gerar energia.

Bom, o IG da massa inicia pelo tempo de preparo e pelo acompanhamento dela (molhos e bebidas). Desta forma, a massa que cozinha demais, por exemplo, possui alto IG, logo, ela é rapidamente absorvida pelo corpo, o que propicia o aumento de gordura.

O macarrão possui mais carboidratos que o arroz e é um alimento processado. Portanto, podemos afirmar que em quantidades iguais, o arroz engorda menos que o macarrão. Ainda existe o agravante dos molhos, que podem tornar a massa ainda mais calórica.

“Ingerir macarrão à noite promove a síntese insulina que ajuda a absorção do triptofano, o aminoácido precursor da serotonina que melhora o humor e da melatonina que ajuda a orientar o ritmo do sono”, explica Fernanda.

Entretanto, especialistas alertam: embora seja uma fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides e, claro, engordar.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Algumas dicas de como perder a gordura abdominal envolve a ingestão de chá verde, a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e saudável, inclusive com alimentos ricos em fibra e termogênicos, além da realização de massagens na barriga com cremes redutores.

De acordo com a nutricionista, o macarrão se torna um alimento calórico somente quando é utilizado em excesso ou com acompanhamentos gordurosos. Se respeitado o porcionamento de 80g de macarrão cru por pessoa e escolher o molho correto, ele pode ser utilizado inclusive em dietas para perda ou controle de peso.

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

Os dois são carboidratos, fonte de energia, possuem o mesmo índice glicêmico e calorias parecidas. Na hora de escolher um dos dois é preciso atenção aos acompanhamentos. Os carboidratos em si não engordam. Tudo depende da forma que você consome.

Estudos científicos comprovam que as massas podem e devem entrar nas refeições diárias de qualquer pessoa. A quantidade ideal de carboidrato (massas, cereais, pães) é de 6 a 11 porções por dia.

Falando de maneira simples, é errado pensar que a banana engorda, já que ela não possui gordura. Entretanto, elas possuem uma quantidade grande de açúcar, o que pode ser uma boa notícia. O açúcar é transformado em glicose, que é fonte de energia que você precisa em todos os movimentos que faz durante o dia.

Os Melhores Carboidratos para Quem quer Emagrecer

  • Arroz Integral. O arroz integral é mais saudável do o arroz branco. ...
  • Aveia. A aveia é uma boa fonte de fibras insolúveis, tem o poder de trazer a sensação de saciedade e também regular o intestino. ...
  • Quinoa. ...
  • Grão-de-Bico. ...
  • Batata Doce. ...
  • Tapioca. ...
  • Amaranto.

O ideal é não comer grandes quantidades de alimentos antes de dormir e apostar em opções que sejam mais leves.
...

  • Café ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

Considerada um alimento com baixos níveis glicêmicos, a massa leva mais tempo do que o pão ou o arroz branco para ser digerido pelo organismo. Desta forma, ajuda a prolongar a sensação de saciedade e manter os níveis de açúcar estáveis no sangue após a refeição.

Não existe uma resposta simples se o consumo de arroz engorda ou não. O arroz contribui para o ganho de peso, mas tudo depende de quanto você come por dia. O impacto potencial do arroz no seu peso também varia de acordo com o tipo de arroz e seu conteúdo fibroso.

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

Capriche nas fibras, mas sem exagero
Elas ajudam o intestino a funcionar, o que elimina aquele aspecto de abdômen estufado. E estão presentes nas frutas, nas hortaliças e nos produtos integrais, como granola, aveia e linhaça.

7 alimentos que saciam (e não engordam)

  1. 1 – Folhas verdes. ...
  2. 2 – Proteínas magras. ...
  3. 3 – Tofu. ...
  4. 4 – Linhaça. ...
  5. 5 – Aveia. ...
  6. 6 – Farelo de trigo. ...
  7. 7 – Maçã