Porque luz amarela da sono?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A luz amarela estimula a produção de melatonina (hormônio do sono), e a luz branca pode estimular a produção de cortisol (hormônio do estresse). Por isso, é importante pensar na iluminação de cada ambiente da sua casa ou do seu trabalho.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina.

“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.

Para relaxar, opte por lâmpadas alaranjadas ou vermelhas, que não afetam a produção de melatonina, conhecido como hormônio do sono.

Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.

Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanso para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.

Por que usar a luz amarela? A luz amarela ajuda a relaxar e proporciona um clima mais intimista, além de estimular a inteligência e a criatividade. Os Ambientes iluminados com luz amarela são agradáveis e ideais para confraternizações, tornando o ambiente favorável a longas conversas.

O consumo é medido em quilowatts por hora (KWh), ou seja, está ligado à potência da lâmpada. Na prática, isso significa que uma lâmpada branca de 40W gera o mesmo gasto de energia que uma lâmpada amarela de 40W. A diferença é que a lâmpada frio emite cerca de 3 mil lúmens, enquanto a quente emite apenas 600 lm.

5 cores para aliviar a ansiedade e promover o bem-estar

  • Soothing Lavender (Lavanda Calmante)
  • Pistachio Green (Verde Pistache)
  • Lavender Grey (Cinza Lavanda)
  • Powdered Pink (Rosa Claro)
  • Sky Blue (Azul Celeste)

Além de eficaz, a luz azul acalma com maior velocidade. Os voluntários sob sua influência relaxaram em média após 1,1 minuto. Já quem esteve sob a luz branca ficou calmo após 3,5 minutos.

Dê preferência a luz natural. No caso de luz artificial prefira a luz amarela que oferece maior conforto, enquanto a branca é que mais cansa os olhos. Evite o uso do computador no escuro, seu único foco de luz é a tela, fazendo com que a visão periférica seja menor, causando ainda mais desconforto visual.

Os dados coletados e uma revisão da literatura sobre o caso sugerem que rir durante o sono, na maioria dos casos, é algo fisiológico e benigno, relacionado com sonhos e a fase do sono REM.

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

Estágio 1 do sono não-REM
Essa fase se chama “estágio 1 do sono não REM” e tem duração de poucos minutos. É um sono leve. Os batimentos cardíacos, respiração e movimentos dos olhos ficam lentos e seus músculos começam a relaxar, com espasmos ocasionais. As ondas cerebrais começam a se modificar.

Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. A luz serve como um sinal ao organismo de que está de dia e é hora de ficar acordado, com isso retarda a produção de hormônios do sono, como a melatonina.

Por fim, já existem diversos estudos e teorias a respeito da influência do LED no corpo humano, mas, o que se pode afirmar é que, se comparada às lâmpadas antigas, o LED é a opção menos nociva à saúde.

Gente, a luz noturna tem uma lâmpada com uma iluminação especial, diferente da que é usada no teto ou em nosso abajur, e não incomoda os olhos no escuro. Ela ainda pode ser deixada acesa durante a noite toda, sem risco de superaquecer e quebrar.