Porquê ler Os Miseráveis?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

A obra retrata momentos de extrema pobreza e tristeza, o que demonstra a crítica social extremamente presente nas obras de Victor Hugo. Afinal, o título “Os Miseráveis” não é à toa: vários personagens passam por situações de extrema pobreza, fome e miséria, o que destaca a desigualdade social da França do século XIX.

Para denunciar a religião, escreveu O corcunda de Notre-Dame; a sociedade, Os Miseráveis, e a natureza, Os trabalhadores do mar.

a narração é feita em terceira pessoa por um narrador que quase sempre sabe os passos dos personagens e futuras ações.

sistema penal, desigualdade social, punitivismo da miséria.

Em Os miseráveis é Waterloo, a batalha em que a fase decisiva da Revolução Francesa chegou ao fim e Napoleão foi derrotado pela coalizão das forças monarquistas e reacionárias, em 1815.

CURIOSIDADE | A frase mais longa já impressa em um livro está em "Os Miseráveis", de Victor Hugo, e conta com, nada mais nada menos, 823 palavras!

O final é com Marius, Cosette e Jean Valjean, reafirmando o amor entre eles, mas também se despedindo. A gente se pergunta nas tantas pessoas que perderam a vida para Marius poder casar-se com o Cosette, para que ela, finalmente, como desejou Fantine, deixasse a vida miserável.

Resposta verificada por especialistas. O livro "Os miseráveis", de Victor Hugo é uma excelente obra de ficção. Retrata com clareza a dura vida das pessoas pobres na Paris do século XVIII, a desigualdade social, a miséria e as injustiças sofridas pelas pessoas que bravamente lutavam por sua sobrevivência.

1 – Livro inédito mais grosso do mundo
Das Buch des dickste Universums, editado pela Zeitgeist Media GMBH. Ele reúne textos e desenhos feitos por crianças num concurso realizado pelo Ministério Federal dos Transportes da Alemanha. A lombada do livro mede pouco mais de 4 metros. São 50.560 páginas e pesa 220 kg.

Narra a situação política e social francesa no período da Insurreição Democrática (5 de junho de 1832), através da história de Jean Valjean. Tanto na obra de Vitor Hugo, quanto na adaptação para o cinema, observa-se a crítica de que o progresso material da sociedade não deve estar ligado à exclusão social.

O clímax do livro OS MISERÁVEIS acontece durante os motins de 1835 ,que ocorreu em Paris . No livro Marion e seus amigos estudantes ,lutam contra a guarda Francesa dentro das barricadas . Epoline se veste de homem para lutar junto com Marius mas ela morre tentando salva -LO .

2- O livro "Os Miseráveis" de Victor Hugo é considerado um clássico pois sobrevive apesar de gerações e tem uma construção de obra memorável além de lidar com situações cotidianas e sentimentos que devemos suportar e conviver independente dos anos que passarem.

O resumo do livro Os Miseráveis é apenas uma resenha e foi feito para que o leitor tenha uma ideia sobre o romance. A recomendação é que toda a emoção seja sentida com uma leitura real da obra e, principalmente, com o envolvimento com seus personagens.

  • Jean Valjean
  • Cosette
  • Fantine
  • Javert
  • Éponine
  • Gavroche

[Plano de Aula] Estudo de narrativas “Os Miseráveis

  1. Perguntar aos alunos se eles conhecem a obra Os Miseráveis (é possível que eles tragam a referência do filme lançado recentemente);
  2. Realizar um breve contexto do autor Victor Hugo e sua obra;
  3. Projetar (ou escrever na lousa) a frase:

Através da saga de Jean Valjean, condenado à prisão por roubar um pão, Victor Hugo desnuda toda a crueldade da sociedade francesa do século XIX, denunciando sua extrema desigualdade social e seu sistema judiciário tendencioso.

O rapaz lutava pela liberdade das pessoas e contra a monarquia de Napoleão, governo apoiado pelo avô. Sem a ajuda da família, Marius foi morar num cortiço, abrigo dos miseráveis. Mal tinha o que comer. Sofria muito por ter se afastado de sua família.