Porque laje de isopor trinca?
As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força (tensão) no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.
Quando se preocupar com trincas na laje?
Quando as fissuras começam a ficar cada vez maiores, é preciso ligar o sinal de alerta. Primeiramente, pois essas aberturas são pontos críticos de infiltração, e podem comprometer a parede tanto interna quanto externamente. Além disso, trincas grandes são indicativos de problemas mais sérios de fundação.
Qual o peso que uma laje de isopor aguenta?
Mais uma informação importante é que uma laje de isopor ocupa, sozinha, o espaço de 5 lajotas tradicionais de cerâmica e consegue suportar até 370 kg por metro quadrado. Assim, podemos concluir que a laje de isopor é segura e funciona tão bem quanto os modelos tradicionais.
O que fazer quando a laje está trincando?
Abra a fissura trinca ou fissura usando uma espátula. Ideal abrir até obter uma largura mínima 3 mm por 10mm de profundidade. Se a trinca de sua laje possuir mais que 3mm, basta limpar a trinca removendo os resíduos e poeira lá de dentro.
Quando a trinca é preocupante?
Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.
Como saber se a laje está comprometida?
“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.
O que é melhor laje de isopor ou lajota?
As lajes de EPS não quebram facilmente como a cerâmica. Além do mais, o EPS é mais fácil de cortar e trinca menos, logo há menos desperdício de peças. Em comparação às lajotas de cerâmica, há uma economia com concreto, aço, escoramentos, mão de obra, e diminuição de reposição de peças.
Como saber se uma rachadura e perigosa?
Rachaduras: maiores e mais profundas. São perigosas porque indicam problemas estruturais na edificação, podendo comprometer a segurança . Elas são aberturas que se estendem pela parede do imóvel, podendo atingir diferentes dimensões e profundidades.
Qual a diferença entre trinca e rachadura?
A trinca, que vem na sequência, ocorre quando esta abertura aumenta (entre 1 e 3 mm) a ponto de dividir a estrutura, como as paredes, em duas partes distintas. Já as rachaduras são caracterizadas por aberturas (acima de 3 mm) através das quais podem passar o vento e a água das chuvas, por exemplo.
O que pode causar trincas?
Manifestam com frequência em apartamentos de último andar nas paredes devido a variação de temperatura, o que provoca a dilatação da laje. Podem ser ocasionadas também por excesso de carga e falta de resistência do material utilizado. Geralmente tem sua origem nos cantos e com o tempo vão para o meio da laje.
Qual a diferença de rachadura e fissura?
Já o IBAPE paulista define apenas três nomenclaturas, fissura (até 0,5mm) trinca (entre 0,5mm e 1,0mm) e rachadura (acima 1,0mm). As classificações das aberturas em diferentes nomenclaturas é uma forma de apresentar a amplitude de determinada abertura.
Qual a desvantagem da laje de isopor?
O alto isolamento térmico pode ser uma desvantagem caso o projeto não tenha uma análise detalhada de orientação solar. Nessa situação, a laje de isopor pode deixar a casa muito quente ou muito fria.
Quais as vantagens e desvantagens da laje de isopor?
Vantagens e Desvantagens da laje de isopor
- Isolamento acústico: a laje de isopor não é eficaz apenas quando se refere ao isolamento térmico. ...
- Resistente: um dos medos gerais é se forro de isopor aguenta peso, e a resposta é favorável – sim, laje de isopor suporta peso!
Qual é a laje mais segura?
Lajes pré-fabricadas com lajotas de isopor ou poliestireno (EPS) Conhecida como o tipo de laje mais leve e mais segura, as lajes pré-fabricadas com isopor são também bem rápidas de serem instaladas.
O que é trinca de dilatação?
Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca. Nessa etapa, a abertura divide estruturas, como paredes, em duas partes distintas. Elas também são mais profundas. Rachaduras: esse estágio da abertura requer atenção imediata.