Porque Kali matou Shiva?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Quando Kali se recusou a obedecer a Shiva, alegando que estava no seu próprio território, Shiva lhe pediu que competisse com ele dançando. Ela concordou, mas não conseguindo (ou não querendo) atingir o nível de energia de Shiva, Kali foi vencida e saiu. As manifestações de Kali são numerosas.

Com seus quatro braços, ela evoca a Criação, a Preservação, a Destruição e a Salvação. Representada geralmente com uma expressão feroz e temerosa para muitos, Kali é conhecida também como a Mãe das Trevas.

Como a lenda diz, na batalha, Kali estava tão envolvida na matança que ela se deixou levar e começou a destruir tudo à vista. Para detê-la, o senhor Shiva se jogou sob seus pés. Chocada com esta visão, Kali mostrou a língua em espanto e pôs fim a sua agitação homicida.

É caracterizado por possuir quatro braços: dois pousados sobre as pernas, o terceiro segurando um tridente (trichula, que simboliza a trindade Trimûrti), e o quarto está segurando um tambor em forma de ampulheta que representa o ritmo da vida determinado por sua música.

A imagem de Shiva mostra a importância da destruição para o andamento de todos os ciclos. Através da existência dedicada à elevação espiritual com práticas ascéticas e zen como yoga e meditação Shiva ensina a desapegar e a respeitar os ciclos da vida.

Brahama é o deus criador considerado o maior dos deuses porque colocava o universo em movimento, decresceu de importância com a ascensão de Shiva e Vishnu. Shiva é o destruidor, um dos dois deuses mais poderosos do hinduísmo, é visto como a representação do espírito Santo no hinduísmo.

Kali Bija Mantra
OM, Maya, crescimento, dissolução, à Suprema Divindade Feminina, Kali, eu sou Um com Deus.

Algumas das divindades mais importantes são Brahma, que representa a força criadora do Universo; Ganesha, deus da sabedoria e da sorte; Matsya, que salvou a espécie humana da destruição; Sarasvati, deusa das artes e da música; Shiva, deus supremo, criador da Ioga; e Vishnu, responsável pela manutenção do universo.

Kali: Significa “negro”, “deusa negra”. Kali tem origem no sânscrito, que é uma língua antiga falada pelos indianos. Assim, é um nome popular na Índia e significa “negro”.

Mantra (gravado ao vivo) para eliminar todo tipo de energia que não nos serve mais, abrindo nosso caminho para a cura e a transformação. Kali Ma, deusa ancestral hindu, a Grande Mãe, de quem tudo se origina e para quem todos devem retornar.

E alguns, como Aurobindo, afirmam que Cáli Iuga já acabou. A era de Cáli Iuga é também denominada a Era de Ferro, e sua duração proposta é de 432 000 anos (já tendo se passado 5 000 segundo o Sidanta Surya), embora outras durações tenham sido propostas.

Segundo a lenda, Kali nasceu da testa da deusa Durga, enquanto Durga estava em uma batalha contra um demônio. Durga invocou a deusa Kali com o propósito de que ela ajudasse na luta. Kali se envolveu tanto na batalha, que começou a destruir tudo que estava ao seu alcance.

Como adoradores de Kali, devemos adorar o terrível. Nós devemos aceitar o terrível. Nós devemos abraçar o terrível. Devemos adorar a forma feminina e a pessoa do sexo feminino.

Diz a lenda que seu pai, o poderoso Shiva, certo dia chegou em casa furioso e cortou a cabeça de Ganesha. No lugar, colocou a de um elefante. Depois disso, o menino se tornou o deus do conhecimento e um dos mais cultuados na Índia. Tanto que aparece em outra história importante.

Shiva: simbologia
Na religião hinduísta, Shiva é um dos deuses que formam a trimûrti, como é conhecida a trindade hinduísta (o deus hindu). Além de Shiva, Brahma – também conhecido como “o Criador”, e Vishnu, que carrega o rótulo de “o Preservador”, completam a tríade.

Se fôssemos pensar em sincretismo religioso, a principal pergunta é: quem é Shiva na umbanda? Ele seria uma união de muitos orixás, entre eles o Omolu, Exu e até mesmo Oxumaré. A ele é atribuído o papel de destruição do universo para que Brahma o reconstrua e Vishnu o mantenha até o final do ciclo.