Porque julho e agosto possuem 31 dias?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

É dito com frequência que o mês possui 31 dias porque César Augusto queria o mesmo número de dias do seu antecessor, porém, agosto (Sextilis) tem 31 dias desde a reforma feita por Júlio César. Esta teoria falsa foi inventada por Sacrobosco no século XIII e há bastante tempo que foi contestada.

Ao adotar o calendário solar, em 44 a.C., Júlio César criou o ano de 365 dias e um quarto. Por causa dessa diferença, a cada quatro anos era necessário atualizar as horas acumuladas com um dia extra. O problema do calendário juliano é que, na verdade, um ano tem 11 minutos e 14 segundos a menos do que se estimava.

1 Cada uma das 12 divisões do ano solar, sendo quatro (abril, junho, setembro e novembro) com 30 dias, sete (janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro) com 31 dias e o único mês, fevereiro, com 28 dias (ou 29 dias, nos anos bissextos): “O indicador de unha suja de tinta de máquina de escrever percorre os ...

Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo.

Você sabe o porquê da má fama de agosto? A clássica rima “agosto é o mês do desgosto” surgiu em Portugal. Na época das grandes navegações os portugueses criaram a expressão “casar em agosto traz desgosto”, pois as caravelas costumavam partir nessa época.

Como é sabido, julho presta homenagem ao imperador romano Júlio César, hábil e célebre general e ardiloso político. Foi sucedido por César Augusto, cujo nome é lembrado pelo mês de agosto, que, no calendário inicial, se chamava “Sextillis mensis”, sexto mês.

São cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos
A exóterica, taróloga e numeróloga Cléria Peixoto, que atende no Salvador Norte Shopping e Center Lapa, afirma que quando ocorre este fenômeno é porque outros planetas ficam próximos da Terra, a Lua e Mercúrio, e isto vai ser bom para a população.

Júlio César (100 ai 44 a.C.) introduziu o calendário de 365 dias sem alterar os nomes dos meses. De março a dezembro, os meses receberam seus nomes durante o século VII. Julho e agosto foram rebatizados posteriormente. Os nomes de janeiro e fevereiro foram dados por seu criador, Numa Pompílio.

Anteriormente, o mês de julho era chamado de 'Quintilis', por se tratar do quinto mês do calendário romano. Depois, com a aderência do calendário gregoriano, o mês passou a ter o nome que conhecemos hoje, em homenagem ao ditador romano Júlio César, que fazia aniversário no mês em questão.

Do latim augustus, agosto é o oitavo mês do calendário. E é assim chamado em honra ao imperador romano César Augusto, que governou Roma entre 27 a.C. e 14 d.C. Agosto chamava-se sextilis por ser o sexto mês do ano.

Fevereiro – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O ano começava em março e terminava em janeiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, o décimo-primeiro mês, era considerado de mau agouro e ficou com apenas 28 dias.

Ano bissexto é chamado o ano que tem 366 dias, ou seja, um dia a mais que o normal (365 dias), o dia 29 de fevereiro. O termo bissexto faz referência ao duplo seis na quantidade de dias desses anos (366). Segundo a regra, no ano bissexto é incluído um dia extra no final do mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias.

mês de setembro

O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).

Bom, a primeira e mais lógica explicação para agosto ser tão longo é que o mês com 31 dias vem seguido de outro com a mesma quantidade, o que acaba trazendo uma sensação de que não terá mais fim. Esse fenômeno do calendário não é uma coincidência.

O Senhor, teu Deus

Com o tema “Livro de Josué”, o Mês da Bíblia 2022 tem como lema e inspiração o versículo: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9). O autor do Texto-Base deste ano é Antonio Carlos Frizzo, professor na Faculdade Católica de São José dos Campos e no ITESP, São Paulo.

Agosto: mês do cachorro louco
Acontece que, em agosto, no Brasil, as condições climáticas favorecem a entrada das fêmeas no cio. Com isso, os machos apresentam comportamentos mais agressivos e podem até brigar uns com os outros para acasalar.

Segundo os argentinos, quem lava a cabeça durante esse período está chamando a morte. Mesmo que muitos digam não acreditarem no azar de agosto, o número de pessoas que evita casar, fazer grandes negócios ou mudar durante este mês é grande.

Segundo a lenda, Rômulo, o primeiro rei de Roma, criou o primeiro calendário – com 10 meses. Começava em março e terminava em dezembro.

Julho é o sétimo mês do calendário gregoriano, tem trinta e um dias e recebeu o nome em honra do imperador romano Júlio César, que nasceu neste mês.