Porque julgava debaixo de uma palmeira?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Segundo o Primeiro Testamento, uma mulher assentava-se abaixo da palmeira localizada nas Montanhas de Efraim, entre Ramá e Betel. Tratava-se de uma profetisa, cuja autoridade era tamanha a ponto de hebreus de todas as tribos subirem ao monte levando a ela suas demandas para julgamento.

A Bíblia diz que Débora era uma juíza e não guerreira. Ela não precisaria derramar o sangue de ninguém, ela precisava inspirar confiança aos guerreiros de Israel. Liderar não é somente dar ordens é preciso ser exemplo. Débora mostrou com suas ações que acreditava na vitoria, e arriscou a sua própria vida.

A palmeira, tamar no original hebraico, é descrita como “florescente” (Salmo 92:12), alta (Cânticos 7:7). Seus ramos são um símbolo de vitória (Apocalipse 7:9). Toda a terra da Palestina foi chamada pelos gregos e romanos Fenícia, ou seja, “a terra das palmeiras”.

As populações tradicionais mantêm estreita relação com as palmeiras, que por meio da produção de frutos e de outros insumos (folhas, cacho, madeira, raiz, seiva e palmito) que oferecem, movimentam a economia e fazem parte das culturas amazônicas.

A capacidade de resiliência da palmeira permite que ela suporte situações adversas e até possa envergar, porém ela não se renderá a pressão aplicada, pois sua resiliência é alta. A palmeira irá retornar à posição ao qual ela estava antes de enfrentar a pressão, isto é, uma adversidade.

Jael não era uma mulher violenta, mas ela sabia quem estava hospedado na sua casa: um homem de guerra que estava lutando contra Israel. Ela não se importou com a brutalidade do seu ato ou da possível cena de horror que causaria, mas queria terminar com aquela guerra e, de alguma forma, ajudar o povo de Deus.

Ela foi a primeira juíza de Israel, e, certamente, a pioneira em todo o mundo. Débora também era profetisa, poetisa e líder popular em um tempo da história em que a mulher vivia em situação de inferioridade em relação ao homem.

Débora juíza, temente e fiel, ordenou a baraque prepare israel. Porque o senhor te ordena a ir, e logo baraque lhes respondeu: Se não fores comigo ali eu não vou, então ela disse: contigo irei. Porém a honra será do senhor, porque pra surpresa de muitos ali, que lutando com a espada ali estiver.

O nome do Movimento “Desperta Debora - Mães de joelhos, filhos de pé” vem da leitura de Juízes 5.7-12. Débora foi uma juíza que se levantou como mãe para defender Israel, sua nação. Neste texto ela desafia a si mesma dizendo: “Desperta Débora, desperta, acorda!”.

Mas Deborah não estava ali apenas como convidada: há três meses, ela própria sofreu os efeitos da repressão policial ao ser atingida por uma bomba de efeito moral que a fez perder o olho esquerdo.

Ao contrário de outras árvores, uma palmeira possui apenas um ponto de crescimento acima do solo. Localizado no topo do seu caule (ou estipe), esse ponto e seus tecidos adjacentes compõe o meristema ou gema terminal, também chamado de palmito.

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto.

40 centímetros

Quando adultas, geralmente 80% das raízes fasciculadas das palmeiras se estendem em um raio de 2 metros e atingem profundidade de até 40 centímetros. Sem a possibilidade de se manterem firmes na terra, as plantas tornam-se vulneráveis à queda se enfrentarem ventos fortes.

Além da produção do palmito, a partir da maceração dos frutos do açaizeiro é produzida uma bebida popular chamada de açaí.

ÁRVORES: Plantas arbóreas, com estrutura ramificada em diferentes formas, caule único, ramos providos de folhas laminares, com formas e tamanhos variados. 2. PALMEIRAS: Plantas de caule único, provido de folhas alongadas, caracteristicamente pinadas, inseridas em rosetas na extremidade superior do caule.

O palmito é um produto comestível, tenro, macio e com forma cilíndrica. Ele é extraído no interior da extremidade superior do estipe (caule) de algumas espécies de palmeiras.

A palmeira precisa de muita luz, mas não deve ser exposta ao sol direto. A iluminação ideal é a luz do dia, filtrada pelas folhas das árvores. O substrato ideal para a palmeira é rico em matéria orgânica e bem drenado. Uma boa opção é a mistura de areia grossa, terra vegetal e húmus.