Porque Judá sofre tanto?

Perguntado por: sdrumond5 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Gênesis: Judá vive desgraças e se culpa por ter vendido José como escravo · Notícias da TV.

Gênesis: Judá acaba com a própria vida e se afunda em vício por ter traído José

Um erro do passado assombrará Judá (Thiago Rodrigues) em Gênesis. Após se ver em desgraça com a morte dos dois filhos, Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegati), o pastor se culpará por ter vendido José (Juliano Laham) como escravo na novela bíblica da Record.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Por que os filhos de Judá morreram? No caso da morte do primogênito Er, a Bíblia diz que o rapaz era mau aos olhos de Deus e que por isso o soberano resolveu matá-lo. Já Onã, o jovem desobedeceu e também desagradou a Deus.

Ele aceita penhorar seu selo, cajado e cordão para conhecer a misteriosa mulher. Com o rosto coberto, Tamar chama a atenção de Judá como uma prostituta cultual. Sem dinheiro, ele aceita entregar seu cordão, cajado e selo para se deitar com a moça.

Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue? Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne.

Abraão foi chamado pai da , porque dava glória a Deus. Quando nossa está firmada na promessa de Deus, mesmo no meio de dificuldades e impossibilidades aos olhos humanos, somos impelidos a persistir ainda mais na força e no poder de Deus.

Judá é referido na bíblia como um dos filhos de Jacó que recebeu uma bênção especial de Deus, que atingiria também todos os seus descendentes. De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá.

Mateus escreveu que Judas enforcou-se, enquanto Lucas termina com o corpo de Judas rompido ao meio (cf. Mt 27.3-8; At 1.18-19).

A cidade de Jerusalém fica no oeste do continente asiático, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto. A região se encontra na extremidade de um planalto, em uma área montanhosa no sul do país de Israel, conhecida também como região Judeia.

Jeremias 37–44 é em sua maior parte histórica. Essa seção descreve brevemente a história de Jeremias na época em que Judá foi destruída pela Babilônia e muitas pessoas foram levadas cativas.

Judá deixou o acampamento do pai após mentir sobre paradeiro de José É importante lembrar que Judá decidiu deixar o acampamento de Jacó após mentir, junto com os irmãos, a respeito do paradeiro de José.

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

A experiência do reino de Judá no cativeiro é uma triste lição para todos os crentes. Quando os “falsos deuses” ocupam o coração de uma pessoa, ela se torna cativa de suas escolhas erradas. A boa notícia é que, pela misericórdia de Deus, Judá retornou à sua Terra Prometida.

O Reino de Judá, formado pelas tribos de Benjamim e Judá, foi controlado por Roboão, filho do rei Salomão. As dez tribos restantes formaram o Reino de Israel, dominado por Jeroboão, com capital em Samaria. Dessa maneira, a civilização hebraica se dividiu entre judeus e israelitas.

Judá: Significa “exaltado”, “glorificado” ou “louvado”. Judá tem origem a partir do hebraico Yehudah, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “louvado”, “glorificado” ou “exaltado”. Este nome seria uma derivação da expressão hebraica Yah hu Dah, que era considerada uma exaltação de agradecimento à Deus.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos. Tornar a pessoa oprimida vulnerável emocionalmente é uma das primeiras estratégias do opressor.

Tamar, por sua vez, sendo estrangeira e participante da família, pelo casamento, mesmo após a morte do marido, não teve a sua vida por preciosa e buscou descendência para o seu marido. Podemos afirmar de Tamar, que ela foi uma mulher sábia, pois edificou casa ao seu marido, mesmo ele sendo perverso aos olhos de Deus.