Porque Joventino virou o Velho do Rio?

Perguntado por: etavares6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", responderá o filho. O personagem ainda contará como se tornou a entidade e passa o posto de "Velho do Rio" para Zé Leôncio.

“Eu nunca acreditei…“, reagirá Zé, entendendo o verdadeiro motivo. Ou seja, o Velho do Rio nunca apareceu para o filho, porque ele nunca acreditou de verdade na sua existência.

Em Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) deixará Juma (Alanis Guillen) chocada com revelação. O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer uma importante revelação em Pantanal. Ele contará para Juma (Alanis Guillen) que Tadeu (José Loreto) não é filho biológico de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Os mistérios do personagem Velho do Rio, interpretado por Osmar Prado em Pantanal, terão desdobramentos nos capítulos da novela nesta semana. Após ser baleado com um tiro de espingarda por Muda (Bella Campos), ele foi salvo por Trindade (Gabriel Sater), um peão capaz de invocar o próprio diabo com sua viola.

Na penúltima semana de Pantanal, Juma conta a Filó que o Velho do Rio (Osmar Prado) afirmou que Tadeu (José Loreto) não é seu neto biológico. A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

José Leôncio sempre soube
Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

É quando ele sofre um infarto fulminante e morre. Nas cenas seguintes, José Leôncio aparece ao lado do Velho do Rio, quem seu pai se tornou após desaparecer. O Velho se assume como Joventino e emociona o filho. Os dois seguem juntos pela eternidade.

A morte do Velho do Rio
O velho - que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata. Entretanto, ele se transformou na entidade que cuida do Pantanal.

De acordo com o Notícias da TV, o par romântico de Filó (Dira Paes) baterá as botas depois de se casar com a cozinheira. Ele enxergará o Velho do Rio no retrato tirado pelo seu filho e sentirá uma grande dor no peito. Zé Leôncio, então, morre e se vê diante do guardião do bioma.

O final do personagem foi alterado porque o ator Almir Sater, que viveu Trindade na versão original, foi convidado para protagonizar outra novela. O desfecho do personagem foi mantido no remake de Pantanal, assinado por Bruno Luperi, assim como sua aparição nos próximos capítulos da novela.

Em cenas que irão ao ar nessa sexta-feira, dia 07 de outubro em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) se tornará o novo Velho do Rio (Osmar Prado) após infartar na sala de casa.

Pantanal chega ao fim na próxima sexta-feira, 7, e promete grandes emoções na trama. Um dos momentos que marcará o último capítulo é o reconhecimento do Velho do Rio (Osmar Prado) por José Leôncio (Marcos Palmeira).

Pantanal tem feito um grande sucesso na programação da TV Globo. E para não perder o costume, a coluna revela tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela de Bruno Luperi. Após ser salvo pelo Velho do Rio (Osmar Prado), José Lucas (Irandhir Santos) descobrirá que seu avô se transforma em sucuri.

'Pantanal': Velho do Rio será salvo por Eugênio após ficar entre a vida e a morte; veja como | vem por aí | gshow.

Ele apareceu durante a uma grande tempestade para dar as boas-vindas ao novo membro da família e ainda abençoar a vida do neto. Além de simbolizar a "libertação da terra", o Velho representa a "felicidade do amor verdadeiro". Um amor em que há sacrifício pelo outro, assim como a lenda se doará para proteger o pantanal.