Porque Josué ficou com medo?

Perguntado por: rgouveia6 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Claro que Josué também teve muitos momentos de insegurança e com certeza teve medo diante das contrariedades que apareciam. Mas ele sempre se recordava da voz de Deus que lhe pedia atitudes e coragem, que são duas coisas que caminham juntas em nosso coração.

Josué pede a ajuda de Deus após sonhar que perde batalha contra cananeus.

Josué ia enfrentar muitas coisas desconhecidas. Ele não sabia se conseguiria levar os filhos de Israel para a terra prometida, mas confiava no Senhor. Você enfrenta desafios na vida. Talvez seja um dos poucos membros da Igreja em sua escola ou até em sua família.

Assim como Moisés, em A Bíblia, Josué era obediente a Deus e meditava nas escrituras sagradas. Homem de fé, ele recebeu a missão de liderar o povo de Israel. Apesar das dificuldades e provações, o jovem se manteve firme em seu propósito e buscou a orientação do Senhor.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida.

Na época dos acontecimentos de Josué 9, a fama dos israelitas estava espalhando-se por toda a terra. Um grupo de pessoas, os gibeonitas, decidiram enganar os israelitas para que fizessem um tratado de paz com eles. Sem pedir a aprovação do Senhor, os israelitas fizeram o tratado.

“Santificai-vos, porque … o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Com essa palavra Josué acreditava que no outro dia receberiam a vitória do Senhor. Por isso buscou a santificação antes. Sem a santificação não acontecem milagres.

Diga que esta lição é sobre Josué, o profeta que liderou os filhos de Israel na conquista da terra prometida. Quando chamou Josué para ser um profeta, o Senhor deu-lhe o conselho: “Esforça-te e tem bom ânimo (…)”.

Deus contará a Josué que o motivo da derrota foi o guerreiro malvado estar no meio dos hebreus. “Deus vai cobrar uma providência de Josué, que vai decretar a pena de morte para Acã e seus filhos, por apedrejamento.

O Senhor orientou Josué a comemorar esse milagre, fazendo com que um homem de cada uma das 12 tribos de Israel pegasse uma pedra do leito do rio e edificasse um memorial com elas. Assim que os israelitas entraram na terra prometida, o Senhor parou de enviar o maná e eles comeram do fruto da terra.

A Bíblia nos mostra que Josué era uma homem de fé, que acreditava em cada palavra liberada da boca de Deus. Por isso, foi capaz de conduzir o povo na conquista da cidade de Jericó, pois Josué tinha uma fé que derruba muralhas.

À frente de seu povo, Josué vence mais de quarenta reinos inimigos, um por um, confirmando cada vez mais o domínio do povo de Israel sobre Canaã.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

Josué liderou em Canaã durante 25 anos, quando então morre. Inicia-se para o povo de Deus um período de anarquia, de cisão e guerra entre as tribos de Israel e entre os próprios irmãos de sangue.