Porque Josué fez aliança com os gibeonitas?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Um grupo de pessoas, os gibeonitas, decidiram enganar os israelitas para que fizessem um tratado de paz com eles. Sem pedir a aprovação do Senhor, os israelitas fizeram o tratado. Eles ficaram zangados quando descobriram que os gibeonitas os tinham enganado, mas ainda assim honraram o acordo firmado.

O crime cometido por Saul foi ilegal não apenas por não haver uma razão justificável, mas, particularmente, por ter violado um juramento feito diante do Senhor que protegia os gibeonitas. Seu nacionalismo era mais importante para ele que obedecer ao Senhor.

Os gibeonitas são tipo da igreja fiel, que entrou para a aliança de Deus, pela sua misericórdia, e foi envolvida no serviço do templo e permanece fiel até o dia de hoje.

História Bíblica. No tempo de Josué, Gibeão era habitada pelos heveus, uma das 17 nações cananéias destinadas à destruição. Os gibeonitas também eram chamados amorreus, visto que este nome às vezes parece ter sido aplicado de modo geral a todos os cananeus.

O ataque aos Gibeonitas
E eles se detiveram até que Israel terminou a batalha. O tempo parou por quase um dia inteiro. Josué nesse período conquistou com a ajuda de Deus, toda a região. Devastando cidades sem deixar sobreviventes.

Os moradores de Gibeão, porém, decidiram não participar dessa aliança. Até empregaram a astúcia para conseguir uma outra aliança. Mandaram embaixadores que fingiram ser de uma terra distante para pedir um acordo com Josué e o povo de Israel. O motivo do seu engano foi simples.

E nos próximos capítulos, os gibeonitas se tornam alvo dos guerreiros de Israel. O marido de Ainoã (Francisca Queiroz) ordena o início de um massacre. Com isso, os guerreiros de Israel se veêm obrigados a seguir as ordens de Saul e massacram e expulsam os gibeonitas.

Quando Davi soube que a fome havia atingido Israel como punição pela violação da aliança, ele perguntou aos líderes gibeonitas o que deveria fazer por eles, para que a dívida fosse paga. Eles responderam que não queriam nem prata, nem ouro. Eles queriam a aplicação da justiça.

Gibeá era uma cidade no território da tribo israelita de Benjamim, também chamada "Gibeá de Benjamim", "Gibeá dos filhos de Benjamim" e "Gibeá de Saul".. Ficava perto da estrada principal entre Jerusalém e Ramá.

Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel. 27 E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela borda da capa, e a rasgou.

Gibeá era uma colina ou cidade montanhosa dos benjamitas (1Samuel 13:15), mais conhecida como “Gibeá de Saul” (11:4; Isaías 10:29).

Josué descobre que Zareg é rei de Gibeão.

Ao subir contra os filisteus o exército de Davi conseguiu uma vitória esmagadora no monte Perazim e no vale de Gibeão. Os filisteus não tiveram tempo de fugir com seus deuses. Quando Davi percebeu o tamanho dessa conquista deu o nome ao lugar de Baal-Perazim.

4O rei Salomão foi a Gibeom para lá oferecer sacrifícios, porquanto ali se encontrava o principal lugar sagrado, e ofereceu naquele altar mil holocaustos queimados.