Porque José pediu para que trouxesse Benjamim até o Egito?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Para impedir que os irmãos voltassem a Canaã, José acusou Benjamim de ladrão.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Benjamim era a grande consolação do seu idoso pai, e correspondia com igual afeto à grande amizade que lhe tinha o seu irmão José, mais velho do que ele (Gn 45.14). Nasceu na Palestina, entre Betel e Belém, e a sua vida, quando foi dado à luz, custou a vida de sua mãe (Gn 35.16 e seguintes).

Benjamim vai ao Egito
Logo depois José ordenou que lhes fossem servido uma refeição. Nessa hora Benjamim foi favorecido cinco vezes mais (Gênesis 43:15-34). Na noite anterior à partida dos filhos de Jacó do Egito, José ordenou que o mordomo de sua casa colocasse seu copo de prata no saco de mantimento de Benjamim.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

Veja a vida de José. Ele era o típico “filhinho de papai”. Embora ele tivesse um caráter bondoso, e amasse o Deus de seu pai, não tinha maturidade para lidar com os conflitos de uma família complicada, onde um homem toma quatro mulheres e tem treze filhos.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

Uma das primeiras lições da vida de José é que muitas vezes os planos de Deus para nós pode produzir alguma reação desfavorável. Pelo que sabemos, José não tinha desejo de liderança. Foi Deus que deu os sonhos a José, embora ele não entendesse e não tinha maturidade na época para guardar só para ele.

O Leão de Judá. - José esperou 22 anos para ver se cumprir... | Facebook.

Ora, José era da idade de trinta anos, quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito. 37 Jacó ficou morando na terra de Canaã, onde o seu pai tinha vivido. 2 Esta é a história da família de Jacó.

O homem que foi vendido pelos próprios irmãos, que foi injustiçado pela esposa de Faraó e esquecido pelos colegas de cela, foi honrado por Deus. A história de José do Egito foi honrada por Deus publicamente, como governador.

Um benjamita importante foi Eúde, o segundo juiz referido no Livro de Juízes. Saul, o primeiro rei de Israel oficialmente reconhecido como tal, era benjamita, filho de Quis. A partir daí, a linhagem real passou a ser da tribo de Judá.

Em Gênesis, Benjamin (Marcus Bessa) se revoltará com os irmãos por causa da maldade que fizeram com José (Juliano Laham) no passado. O caçula descobrirá que os filhos de Israel (Petrônio Gontijo) venderam o protagonista como escravo e mentiram que ele estava morto na novela bíblica da Record.

Sei que no meio evangélico, chamar alguém de lobo é ofendê-lo, mas esse animal criado por Deus tem muitas características desejáveis e valorosas que podem ser aplicadas na vida de um batalhador que deseja vencer na vida. Isso foi visto pelo próprio Deus e decretado por Jacó na vida de benjamim e sua tribo.

Deuteronômio 33:12 E sobre Benjamim derramou sua bênção, declarando: De Benjamim disse: O amado do Senhor habitará seguro junto a ele; e o Senhor o cercará o dia todo, e ele habitará entre os seus ombros.

Benjamim: Significa "filho da felicidade", "filho da mão direita", "o bem-amado". O nome Benjamim deriva do hebraico Benyamin, junção das palavras ben que significa "filho", e yamin, que significa "mão direita".

Traços gerais da personalidade nome Benjamin
Inteligente e corajoso, sensível e intuitivo, tem um forte espírito inventivo mas também pode desenvolver uma personalidade desobediente, contestando ordens e regras que considere limitadoras. Relaciona-se positivamente com os outros, mas é impulsivo e inquieto.

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv.

Por que José não foi reconhecido pelos irmãos? (Gênesis 42:7–8, 23; vinte e dois anos haviam transcorrido desde a última vez que tinham visto José. Quando José foi levado para o Egito tinha só dezessete anos, quando os irmãos o encontraram, já era um homem maduro.