Porque José Leôncio não vê o pai?

Perguntado por: sfogaca . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Por ser a reencarnação de seu pai, Joventino (Irandhir dos Santos), José Leôncio não consegue ver a imagem do Velho do Rio, o que sõ vai acontecer no final da novela.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

Isso porque, na trama original, o Velho do Rio na verdade é Joventino, o pai de José Leôncio, fato que deve ser mantido no remake da Globo.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

José Leôncio sempre soube
Na verdade, o protagonista sempre soube da verdade. Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda. Não importa se é ou não de sangue.

Quem é o verdadeiro pai de Tadeu (José Loreto)? Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase de Pantanal.

Lembrando que o parto de Tadeu foi feito pelo próprio José Leôncio, ali na fazenda mesmo. Além disso, os peões mais íntimos, como os finados Quim (Chico Teixeira) e Tião (Fábio Neppo), sempre disseram que Tadeuzinho era a cara de José Leôncio.

José Leôncio morreu logo após conseguir ver o Velho do Rio no retrato feito por Jove (Jesuíta Barbosa). O peão morreu sorrindo de felicidade por finalmente ter visto o pai desaparecido na imagem. Ao acordar, Filó, que estava usando uma camisola branca, percebe o marido deitado no sofá e repara que ele não respira mais.

José Leôncio (Marcos Palmeira) vai bater as botas no último capítulo de Pantanal. Após ter dado inúmeros sinais de que não está nada bem de saúde, o fazendeiro morrerá com dores intensas no coração. Quando se der conta, o protagonista estará cara a cara com o Velho do Rio (Osmar Prado) na novela das nove da Globo.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos. O último capítulo de “Pantanal”, exibido nesta sexta-feira, dia 7, na Globo, foi marcado por muita emoção.

No último capítulo da versão original de Pantanal, o Velho do Rio finalmente tem seu esperado encontro com José Leôncio. Ali, a entidade explica por que ficou tanto tempo ausente e que a função do rei do gado agora é ser o novo Velho do Rio, para que ele "possa descansar".

O reencontro entre Zé Leôncio e seu pai acontece dentro do seguinte contexto: após o casamento de Filó e Zé Leôncio. A união dos dois ocorre no último capítulo de Pantanal. E depois deste dia de festa, José e Filó tem uma noite romântica.

Ao longo da trama, o fazendeiro tentou por diversas vezes localizar o rosto do encantado, figura que remeteria a seu pai, Joventino (Irandhir Santos). No entanto, bastava olhar para o quadro feito por Jove (Jesuita Barbosa), que José Leôncio via apenas uma luz.

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer a cobra subir --em uma canoa-- para deixar até José Leôncio (Marcos Palmeira) de perna bamba em Pantanal. Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água.

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto.

O Velho do Rio é o místico personagem que surge após o desaparecimento de Joventino (Irandhir Santos), pai de José Leôncio (Renato Góes). Envolto em mistério e uma espécie de entidade que protege o pantanal, o personagem se transformou em cobra quando viu se aproximar o barco com a recém-nascida Juma.

É que o assassinato do fazendeiro dará origem à vingança de Renato (Gabriel Santana), filho de Tenório com Zuleika (Aline Borges). Revoltado, o rapaz vai prometer justiça. Quem mata Tenório é Alcides, com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira).

O vilão da novela vai ter um destino trágico ao ser alvo de uma arapuca macabra armada por Alcides (Juliano Cazarré). Com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira), o capataz atingirá uma lança no estômago do grileiro, que sangrará até morrer e ainda terá seu corpo jogado às piranhas.

Após a sua morte, José Leôncio se tornará o protetor de sua família, assim como o seu pai, Joventino , que se transformou no Velho do Rio. Essa cena em questão fechará o remake de Pantanal e emocionar o público. “Nossa história não termina aqui.