Porque Jonas ficou descontente com Deus?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Mas Jonas ficou desapontado porque o povo não foi destruído. Ele achava que eles não mereciam ser perdoados. Para ensinar uma lição a Jonas, o Senhor fez crescer uma árvore para protegê-lo do sol. Então a árvore morreu e Jonas ficou triste.

Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo. Jonas 1:3–7—Jonas foge em um navio, é jogado ao mar e é engolido por um grande peixe. Jonas 2:1–2, 10—Jonas ora ao Senhor e é vomitado em terra seca pelo peixe.

Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem. Jonas era considerado um profeta insensível, que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis e inimigos de Israel se convertessem e fossem salvos.

Introdução. O Senhor chamou Jonas para pregar ao povo de Nínive, mas Jonas fugiu e acabou sendo engolido por um grande peixe. Depois que Deus o libertou, Jonas viajou para Nínive e profetizou que o Senhor destruiria a cidade devido a sua iniquidade. O povo de Nínive se arrependeu, e Deus poupou a cidade.

A história da desobediência de Sansão diante das ordens divinas que lhe custou a vida.

Visão geral do livro
Jonas mostra que somos responsáveis por nossos atos e decisões diante de Deus e não podemos fugir de sua vontade.

Jonas recebeu uma missão divina de pregar aos assírios, conhecidos como opressores do seu povo. O profeta reconhece o quanto Deus é misericordioso e capaz de perdoar.

Jonas sabia que o Senhor tinha mandado a tempestade porque ele estava fugindo do que lhe fora pedido. Jonas queria salvar as pessoas no navio. Ele disse que se eles o jogassem ao mar, a tempestade acabaria.

Jonas ficou irado pela conversão de pessoas ímpias, más, que não adoravam a Deus. Samuel um profeta compassivo com os erros de Saul, foi reprendido por Deus e por sua justiça.

Jonas, na Bíblia Hebraica, foi um profeta do norte do reino de Israel que viveu por volta do século VIII a.C. Ele é a figura central do livro de Jonas, no qual ele é chamado por Deus para viajar até Nínive e alertar seus moradores do iminente castigo divino.

Quando Jonas foi lançado ao mar, a fúria da tempestade se acalmou (Jonas 1:15), e Deus se fez conhecer àqueles marinheiros. Foi então que “deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe” (Jonas 1:17).

O livro de Naum contém a profecia de que Nínive, capital da Assíria, seria destruída por causa da iniquidade de seu povo.

A mensagem de Jonas para os ninivitas era bem simples: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída” (3.4). A mensagem era um anúncio de destruição iminente, contudo o período de graça de 40 dias tinha o objetivo de provocar arrependimento, e foi o que aconteceu.

1. O arrependimento é um luto em tristeza por causa do pecado. Vemos isso nos ninivitas, pois eles “… proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor” (Jn 3.5).

A história de Jonas e a baleia nos ensina que Deus é amoroso, misericordioso e sempre está presente para nos ajudar quando precisamos. E mesmo que às vezes possamos errar, Deus sempre nos dará uma segunda chance para fazermos as coisas certas.

Ele foi tragado e “cuspido” por uma baleia jubarte e devolvido à água enquanto mergulhava em busca de lagostas, na sexta-feira, 11. Packard conta que estava mergulhando quando, por coincidência, o gigante do mar abriu a boca.

Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor.

A desobediência é pecado contra Deus. O castigo da desobediência é a morte e a separação de Deus. A desobediência também traz muitos problemas na vida, porque os mandamentos de Deus são para nos proteger.

O pecado original da humanidade foi a desobediência à palavra que Deus falou. Deus deu uma ordem; Deus falou. O primeiro casal desobedeceu a palavra que Deus falou. A desobediência a palavra falada por Deus foi o pecado original.