Porque Jó disse Deus me deu Deus tomou?

Perguntado por: umodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 17 votos

Tudo na tentativa de compreender o porquê daquela morte ou mortes. Mas Jó nos mostra uma possibilidade: agradecer pelo que tivemos e reconhecer que toda a vida vem de Deus.

1 Depois disso o Senhor respondeu a de um redemoinho, e disse: 2 Quem é este que obscurece o conselho com palavras sem conhecimento? 3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me farás saber. 4 Onde estavas tu, quando eu afundava a terra?

Deus tirou tudo de Jó, depois devolveu tudo em dobro! que nem vai aguentar, mas Deus honra.

"Jó mostra que é possível manter a fé em Deus, a crença em Deus e na sua justiça mesmo em meio às dificuldades", acrescenta ele.

Mesmo que não desejado, o sofrimento pode trazer grandes ensinamentos, despertando nas pessoas a perseverança, a experiência em lidar com determinadas situações, a capacidade de superar conflitos e dores, e a resiliência (habilidade de se adaptar aos problemas que surgem na vida).

A oração de Jó para que seus amigos fossem abençoados era a chave para a sua própria restauração. Jó 42.10: “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” Quando Jó orou por seus amigos, a punição deles foi removida.

passou a ser afligido com feridas terríveis que iam da sola dos pés até o alto da cabeça, então ele lançava mão de um caco de cerâmica e com ele se coçava, raspando suas feridas, sentado sobre cinzas.”( 2, 7).

Por fim, Deus restaurou os filhos de Jó, pois se antes ele tivera dez filhos, sendo sete homens e três mulheres, agora, de igual modo, ele teve mais dez filhos, sete homens e três mulheres. Agora, Jó tem dez filhos no céu e dez filhos na terra. Deus restaurou a sorte de Jó e restaurou completamente.

Jó, um homem justo, temente a Deus, passou por sérias provações e angústias. Perdeu todas as suas propriedades, seus filhos morreram e ainda passou por grande sofrimento físico.

13 Por que razão contendeste com ele? Porque ele não presta contas acerca de nenhum dos seus feitos. 14 Antes Deus fala uma e duas vezes, porém ninguém atenta para isso.

Depois que Jó orou por seus amigos, o SENHOR o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. Todos os seus irmãos e irmãs e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa.

O sofrimento de Jó durou mais porque ocorreu uma segunda fase de desgraças, mas é estimado em menos de um ano.

Jó teve vinte filhos (dez estavam com o Senhor e dez com Jó); Jó teve restituído em dobro os bens materiais que havia perdido; Jó viveu o dobro do que viveria – ele viu até a sua quarta geração; e, o mais importante em tudo isso, com toda certeza Jó saiu desta experiência com o “dobro” de FÉ.

Jó: Significa "hostilizado", "perseguido" ou possivelmente "homem voltado para Deus". Jó é um nome com origem no hebraico 'Iyyov.

O sofrimento é um meio que Deus usa para fazer crescer na fé. Pedro diz que o sofrimento é comparado à ação do fogo, como um elemento purificador, um elemento que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado. Deus usa o sofrimento para refinar-nos.

O sofrimento surge da resistência aos processos dolorosos. Resistência essa que pode advir de crença da incapacidade de lidarmos com nossas dores ou que se não dermos a devida atenção às dores, elas irão desaparecer. Sofrimento = dor x resistência.

Jó 42 relata que Jó falou novamente e expressou o que havia aprendido com o Senhor e como se sentia sobre o que aprendera. Então o Senhor disse aos amigos de Jó que se arrependessem. Os últimos versículos relatam o que aconteceu no fim a Jó.

A mensagem de Deus para você, hoje, está na passagem de Salmos 34, 6: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”. O próprio Senhor diz para clamarmos a Ele; assim, nos responderá e ainda nos anunciará coisas grandes e ocultas.

Então, respondeu Jó ao Senhor e disse: Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.

Segundo o relato, teria sido um homem que vivia na terra de Uz, um local nunca identificado ao certo. Ele seria casado com uma mulher árabe — cujo nome não é mencionado. Era um homem rico, dono de 7 mil ovelhas, 3 mil camelos, 500 juntas de bois, 500 jumentas. Ele teria sido pai de sete filhos e três filhas.

Quando Eliú finalmente decidiu falar, ele criticou Jó por alegar-se inocente. Eliú acreditava que Jó estava sugerindo que Deus tinha sido injusto ou imperfeito ao permitir que ele sofresse dizendo ser inocente.