Porque Jesus perguntou ao cego Bartimeu?

Perguntado por: tluz . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Um dia, Jesus estava andando com Seus discípulos e viram um cego de nascença. Os discípulos perguntaram se o homem era cego porque pecara ou porque seus pais haviam pecado. O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado.

No caso de Bartimeu, sentado à beira do caminho, mendigando,clamou por misericórdia quando soube da presença do Messias. Foi repreendido pela população, mas reiterou a rogativa. Ouvindo-o, Jesuso chamou à sua presença e indagou o que desejava. Ele solicitou a sua cura.

Aprendemos com o cego Bartimeu que diante daqueles que estão contra nosso clamor de fé, devemos perseverar e clamar cada vez mais. Sempre vai existir pessoas que não compreendem a nossa fé, mas nem por isso devemos nos intimidar diante desses “pedidos para nos calarmos”.

O cego Bartimeu foi o homem curado por Jesus em sua passagem pela cidade de Jericó. Apesar de Jesus ter curado outro cego naquela mesma região, Bartimeu foi quem ficou conhecido na história como “o cego de Jericó”.

Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”. Trêmulo no corpo, firme no espírito, o cego responde: “Senhor, que eu possa ver novamente”.

47) Ele se pôs a gritar para chamar atenção de Jesus e conseguiu: Jesus, que estava saindo da cidade, parou e pediu a seus discípulos para chamá-lo. Os discípulos disseram ao cego: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama! O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.” (vv.

Filho de Timeu. Um mendigo, cego, de Jericó, a quem Jesus Cristo deu vista (Mc 10.46), Mateus e Lucas descrevem o mesmo incidente (Mt 20.30 – Lc 18.35), mas Lucas conta que o milagre foi feito quando Jesus entrava na cidade e não quando saia.

Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante.

A cegueira era vista como um castigo divino ao pecado humano (cf. Jo 9,1-2), tanto é que na comunidade de Qumran12 as pessoas não eram admitidas. Mas, para Jesus os cegos eram acolhidos e curados no caminho: em Betsaida (8,22s); Jericó (10,46s); e o cego de nascença de Jerusalém (Jo 9,24s).

A beira do caminho é lugar de ciladas. No salmos 140:5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Jesus disse que Ele é o caminho. Estar à beira é estar próximo, mas sem entrar nEle.

Na beira do caminho havia um cego que se chamava Bartimeu, o filho de Timeu; estava sentado, pedindo esmolas. Quando ouviu dizer que era Jesus Nazareno que estava passando, o cego começou a gritar: «Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!» Muitos o repreenderam e mandaram que ficasse quieto.

“Lança de si sua capa”. Esta é a reação que Jesus espera que tomemos quando ouvirmos a sua voz! Obedeça o Senhor e seja fiel aos seus ensinamentos. Deus abençoe a sua vida!

Bartimeu, ao lançá-lo fora, se desfaz de seu sustento na vida, de tudo o que tem nesse momento. Seu salto adquire então toda sua força. Esquece o que deixa para trás e se fixa no que está à frente. É um autêntico salto na fé, é o salto para o seguimento de Jesus.

Marcos 10:46 (Cego Bartimeu) - Bíblia.

Bartimeu foi o homem que teve a visão restaurada por Jesus na sua passagem em Jericó. Esta maravilha também ficou conhecida como a cura do cego de Jericó. O relato da cura do cego Bartimeu está presente nos três Evangelhos sinóticos: Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52 e Lucas 18:35-43.