Porque Jesus é comparado ao pão?

Perguntado por: usales . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Jesus nos convida a ir além do horizonte humano e a abrir-nos ao horizonte de Deus, ao horizonte da fé. Jesus não concede algo, ele doa-Se a Si mesmo: Ele é o 'Pão Verdadeiro, descido do Céu”, Ele, a Palavra Viva do Pai, e é no encontro com Ele que que acolhemos o Deus vivo.

É essa a diferença entre o pão material, a fome de pão, e o pão espiritual, a fome de Deus. Aquele pode saciar-se comendo; porém este quanto mais se come, mais fome se tem, mais desejo de Deus e de suas coisas, de sua justiça e de seu amor, de seu Espírito e de sua vida.

A reação de Jesus chama muito a atenção, pois ele se recusa a ajudar. Mesmo os apóstolos pedindo para atender - vinham clamando atrás Dele, Jesus não cedeu e ainda usou de uma metáfora, dizendo que não era lícito tirar o pão da boca dos filhos para dá-lo aos cães.

Significado de Pão
substantivo masculino Alimento feito de farinha amassada, geralmente fermentada, e cozida no forno. [Figurado] Meio de vida, sustento. Religião A hóstia: o pão da alma. Pão ázimo, pão sem fermento.

Em todas as culturas, o pão era considerado um alimento primordial para nutrir o corpo e a mente e assumia um papel religioso – ele era símbolo de bondade, sobrevivência, união e compartilhamento, representado na passagem da última ceia de Jesus e os apóstolos.

Na Bíblia, o pão representa a comida essencial para viver. Deus é quem providencia o pão que precisamos para viver. Ele nos sustenta, mesmo nos tempos difíceis. Mas não precisamos apenas de pão normal para viver.

O termo "pão" origina-se do latim pane.

Para lembrar a saída da escravidão no Egito, quando os judeus, então escravos, em fuga não tiveram tempo de fermentar o pão. Trata-se de um pão que faz parte das ocasiões em que as famílias judaicas se reúnem fortalecendo os laços e a continuidade da tradição familiar.

Ela queria justamente dizer que não fazia parte da família de Jesus, mas que ela vivia na mesma casa e por isso tinha direito de ser cuidada por Ele, assim com um cachorro de casa deve ser cuidado por seu dono. Ela sabia que não pertencia ao povo eleito, mas também não queria ser excluída dos benefícios do Messias.

João 6:22–71. Jesus declara que Ele é o “pão da vida” e que todo aquele que Nele crer terá a vida eterna. Muitos rejeitam Seus ensinamentos, mas Pedro e os outros Apóstolos permanecem com Ele.

Mas o que é isto para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.

Pão francês, pão de fermentação natural, pão rústico, pão de cereais, ciabatta, bisnaguinha, pão sírio, pão doce, pão australiano, pão de forma, pão italiano, pão integral… O pão é um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo.

O pão é uma fonte importante de carboidrato. É responsável por fornecer energia necessária para desenvolver todas as atividades do nosso dia, dessa forma devemos consumi-lo em todas as fases da nossa vida.

A Bíblia fala em pão ázimo, um tipo de pão assado sem fermento, feito somente com farinha e água. Na época, era comum que se misturassem o trigo moído com outros cereais, como aveia, cevada e centeio, o que houvesse disponível.

É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos.